"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

EM TIME-LAPSE DA BBC, A OPERAÇÃO DE 'DESVIRAR' O TRANSATLÂNTICO' "COSTA CONCORDIA"

                     ASSISTA EM TELA CHEIA                



Este vídeo sensacional é o resumo de um enorme esforço, que concluiu uma operação de engenharia sem precedentes na história da navegação. Vejam só:
 
Após meses de planejamento e 19 horas de trabalho duríssimo, envolvendo 500 técnicos de vários países, submarinos-robôs, flutuadores gigantescos, cabos poderosos, gruas e uma grande diversidade de equipamentos, voltou a flutuar à meia-noite (hora da Itália) depois de 21 meses adernado na costa da Itália o transatlântico Costa Concordia, colosso de 293 metros de comprimento – equivalente ao de quase três campos de futebol – e formidáveis 115 mil toneladas.
 
Uma fervilhante cidade flutuante, capaz de levar 4 mil pessoas, entre tripulantes e passageiros, que se acidentou por imprudência de seu comandante em frente à ilha de Giglio, na costa da Toscana.
 
A operação toda, desde os estudos iniciais iniciados há quase dois anos, custou fabulosos 800 milhões de dólares, e foi supervisionada por Franco Gabrielli, diretor da Agência de Proteção Civil da Itália.
 
Ainda hoje está em curso a busca dos corpos de dois desaparecidos. 32 pessoas morreram no navio, que, depois de completada a operação de rescaldo, será desmantelado. Quase tudo será vendido como sucata.

20 de setembro de 2013
Ricardo Setti - Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário