"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

MAL HAVIA DITO NÃO TER SIDO NOTIFICADO, RENAN FECHA PORTA A OFICIAL DE JUSTIÇA

BARRADO NA RESIDÊNCIA DE RENAN, OFICIAL SERÁ RECEBIDO ÀS 11H

O OFICIAL DO STF ESTEVE NA RESIDÊNCIA OFICIAL AINDA NA NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA (5), MAS FOI EMBORA COM O DOCUMENTO EM MÃOS (FOTO: DIDA SAMPAIO/ ESTADÃO)

A notificação aobre a decisão do ministro Marco Aurélio Melo, que afastou Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado, não demorou a sair. No entanto, minutos depois de afirmar que não havia sido notificado a deixar o cargo, o senador se recusou a recebê-la. O oficial do Supremo Tribunal Federal esteve na residência oficial ainda na noite desta segunda-feira (5), mas foi embora com o documento em mãos.

Renan alegou, segundo o secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello, que não receberia a notificação após as 18h, de acordo com a lei. Segundo Mello, ele considerou que ‘deveria ser em público’ e agendou o recebimento para as 11h desta terça-feira (6).

Durante a noite, Renan organizou uma reunião de emergência em que recebeu caciques e ministros do PMDB e de outros partidos da base aliada, entre eles o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vizinho do peemedebista.

Renan Calheiros foi afastado do cargo nesta segunda-feira (5). A Rede Sustentabilidade fez o pedido após o peemedebista se tornar réu por peculato (desvio de dinheiro público) na corte.

A decisão do ministro Marco Aurélio pode ser analisada pelo plenário do STF já na quarta-feira (7), por esse motivo, não há previsão para a apresentação de recurso.

Por faltar menos de quatro meses para o fim do mandato de Renan, também não há previsão de novas eleições para comandar a Casa. Com isso, o vice assume até fevereiro, quando termina o mandato.



06 de dezembro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário