"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

TEMER AVISA QUE JUCÁ DEVE SE DEMITIR DO MINISTÉRIO POR CAUSA DAS GRAVAÇÕES


Michel Temer deu entrevista a Moreno por telefone


















Acabo de falar com o presidente Michel Temer, que me disse que vai esperar a coletiva de Jucá para poder se posicionar sobre a gravação.
— E se as explicações não forem convincentes, o senhor vai demiti-lo?
— Acredito que ele próprio o fará.
Temer reafirmou seu compromisso com a independência da Lava Jato, dentro dos valores que tem pela moral pública e lembrou que a queda do governo ao qual sucedeu ocorreu justamente por isso.
Informou ter conversado mais cedo com Jucá, quando este lhe informou da coletiva.
— É preciso dar ao ministro Jucá o direito de defesa. E é o que ele pretende fazer nessa coletiva. Vamos aguardar o desdobramento disso durante o dia — disse.
Ao falar em “moral pública”, Temer quis se referir ao compromisso reafirmado por Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição: “Não roubar, não deixar roubar, por na cadeia quem roube, eis o primeiro compromisso da moral pública.”
(texto enviado pelo comentarista Moacir Pimentel)

23 de maio de 2016
Jorge Bastos Moreno
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário