"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

OPERAÇÃO REPESCAGEM PRENDE TRÊS, NA 29ª. FASE DA LAVA JATO

OPERAÇÃO REPESCAGEM PRENDE TRÊS, NA 29ª FASE DA LAVA JATO

NESTA FASE, LAVA JATO INVESTIGA PP NO MENSALÃO DO GOVERNO LULA


JOÃO CLÁUDIO GENU: EU SOU INOCENTE!

A Polícia Federal cumpre nesta segunda-feira (23) seis mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva e dois de prisão temporária, na 29ª fase da Lava Jato, batizada de Operação Repescagem. Os mandados sao cumpridos em Brasília, Pernambuco e Rio de Janeiro.

O principal alvo nesta fase é João Cláudio Genu, ex-assessor do falecido deputado José Janene, que inclusive foi condenado no processo do mensalão, escândalo de corrupção do governo Lula. São cumpridos dois mandados de busca na casa e no apartamento dele, no Rio de Janeiro. O juiz federal Sérgio Moro também ordenou a prisão temporária de Lucas Amorim Alves e Humberto do Amaral Carrilho. Os policiais cumprem um mandado de busca e apreensão também na casa de Antônio Gontijo de Rezende.

A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período ou convertida em preventiva, que é quando o investigado fica preso à disposição da Justiça sem prazo pré-determinado.

Os mandados foram expedidos na investigação dos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva a ativa envolvendo a Petrobras, que são investigados no âmbito da Lava Jato.

Mensalão não parou

Genu foi acusado de sacar cerca de R$1,1 milhão de propinas em espécie das contas da empresa SMP&B Comunicação Ltda., controlada por Marcos Valério Fernandes de Souza, para entrega a parlamentares federais do Partido Progressista, no escândalo criminal conhecido por mensalão. É que, segundo a PF, surgiram provas que apontam a participação dele também no esquema criminoso que vitimou a Petrobras. As investigações apontam que ele continuou recebendo repasses mensais de propinas, mesmo durante o julgamento do Mensalão e após ter sido condenado, repasses que ocorreram pelo menos até o ano de 2013.


23 de maio de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário