"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

PARA NÃO PREJUDICAR O GOVERNO TEMER, JUCÁ TEM DE PEDIR LOGO A DEMISSÃO


Romero Jucá está colocando Temer em péssima situação

















Apesar de toda a amizade que tem com Michel Temer, a quem substitui na presidência do PMDB, não é mais possível a permanência de Romero Jucá no Ministério do Planejamento. O presidente foi até compreensivo, dando a ele prazo até a manhã desta terça-feira para se afastar. A explicação é simples. Está marcada justamente para amanhã a entrevista da equipe econômica que anunciará o pacote de medidas para diminuir o déficit e reativar a economia, e o evento seria comandado por Henrique Meirelles e Romero Jucá, vejam que situação delicada.
Nesta segunda-feira, logo de manhã, Jucá esteve no Palácio do Planalto e se reuniu com Temer e com o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Tentou amaciar a crise, dizendo que a reportagem da Folha “pinçara” trechos de seu diálogo com Sérgio Machado e prometeu convocar uma entrevista coletiva para esclarecer tudo.
Com isso, Jucá ganhou tempo, mas não adiantou nada, porque a coletiva foi um fiasco, ninguém consegue explicar o que é inexplicável.
ATÉ AMANHÃ…
O mais incrível é que o presidente Temer não tenha demitido Jucá após a entrevista à imprensa, porque o velho ditado recomenda que não se deve deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.
De toda forma, é inconcebível que Juca participe, nesta terça-feira, da coletiva convocada para anunciar as medidas econômicas. Seria uma cena surrealista, digna do Teatro do Absurdo.
Por isso, o mais provável é que o ministro apresente a demissão ainda hoje, atendendo a insistentes pedidos, para não prejudicar ainda mais a imagem de um governo de salvação nacional que não consegue salvar a si mesmo.
MEIRELLES FORTALECIDO
Quem fica ainda mais fortalecido é o ministro Henrique Meirelles, que indicará o substituto de Jucá. De toda a equipe econômica, apenas a pasta do Planejamento escapara da submissão direta a Meirelles, que somente aceitara Jucá devido à grande experiência dele em elaboração de proposta orçamentária, por ocupar sempre a relatoria da Comissão Mista do Congresso.
Meirelles também aceitou Maria Silvia Bastos Marques, mas vai acompanhar de perto o trabalho dela no BNDES.
Na verdade, o atual governo é compartilhado entre Temer, que comanda a política administrativa, e Meirelles, que tem autonomia na política econômica. Trata-se de um governo bipolar ou bipresidencialista, uma espécie de jaboticaba política brasileira, que precisa ser melhor cultivada.

23 de maio de 2016
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário