O Congresso Nacional é composto por quase 600 parlamentares eleitos pelo povo. Destes, 60 estão citados ou denunciados pela Operação Lava Jato. Como em política ninguém rouba sozinho, por isso podemos ampliar este número ainda mais, pois o dinheiro roubado era distribuído por grupos e bancadas. Quantos por cento do nosso Legislativo é corrupto? A matéria a seguir é de O Globo.
As investigações da Operação Lava-Jato, iniciadas em Curitiba, no Paraná, colocaram pelo menos 66 políticos na mira da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, segundo levantamento realizado pelo GLOBO. Investigados com autorização da Justiça, eles são suspeitos de participar do esquema de corrupção na Petrobras.
Apesar de a primeira instância comandada pelo juiz Sérgio Moro já ter decretado cerca de 75 condenações, como a do ex-ministro José Dirceu, a maioria dos casos envolvendo políticos não resultou ainda em punição.
A apuração de grande parte dos casos está sob a guarda do Supremo Tribunal Federal (STF), que até agora só decretou a prisão do ex-líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MT), detido em flagrante por tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O ex-executivo aceitou fazer acordo de delação premiada.
O gabinete do ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava-Jato no STF, preferiu não listar os parlamentares que são alvo de investigação. Segundo a assessoria do STF, "somente quando não houver mais processos sob sigilo" eles serão divulgados. Ainda há investigações "ocultas" na Corte, que podem resultar em novos pedidos de busca e apreensão, como as realizadas ontem.
As investigações que já foram tornadas públicas mostram que o PP é o partido com o maior número de políticos investigados: 31. Logo em seguida, aparece o PMDB, com 17 pessoas. O PT, por sua vez, tem 13 suspeitos de participar do esquema. Solidariedade, PSB e PTB, juntos têm cinco parlamentares na lista de investigados da Lava-Jato.
16 de dezembro de 20-15
in coroneLeaks
Nenhum comentário:
Postar um comentário