"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

TEMER DIZ QUE APOIA DILMA, MAS JÁ ESTÁ ESCOLHENDO SEU MINISTÉRIO


Charge de Aroeira (reprodução do jornal O Dia)















Um dia após ter sido aberto o processo de impeachment contra Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer afirmou à presidente estar “à disposição” para ajudar a traçar a defesa do governo.
Os dois se reuniram na manhã desta quinta-feira (3) no Palácio do Planalto para avaliar o cenário político e debater as estratégias diante da crise.
Até então, os dois só haviam se falado rapidamente por telefone nesta quarta (2), após o pronunciamento oficial em que Dilma fez ataques ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e se disse “indignada” com a decisão do peemedebista em acolher pedido para a abertura de um processo de impeachment contra ela.
SÃO 171 VOTOS
Além de reorganizar a fragilizada base aliada para tentar reunir os 171 votos necessários para barrar o pedido no plenário do Congresso, o governo vai ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão de Eduardo Cunha, alegando “vingança” do deputado, que deflagrou o processo de impeachment nesta quarta depois que três deputados do PT declararam publicamente que votariam contra ele no Conselho de Ética da Casa.
Acusado por corrupção e lavagem de dinheiro e suspeito de esconder contas na Suíça, Cunha é alvo de um processo na Câmara que pode resultar na cassação de seu mandato e dizia a aliados que, caso os petistas votassem por ele, não abriria o processo de impeachment contra a presidente.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Temer é um artista. Ontem, na hora da verdade, não quis participar da gravação do pronunciamento de Dilma, junto com os 11 ministros que ela conseguiu arrebanhar. Temer já mandou fazer um terno novo para a posse (azul escuro, com listras verticais brancas, quase imperceptíveis), mas continua dizendo que está apoiando Dilma. No recesso do Palácio Jaburu, ele está escolhendo seu ministério, que será nos moldes do governo Itamar Franco, buscando apoio de todos os partidos, inclusive o PT. Com esta estratégia, Itamar foi o melhor presidente que o Brasil já teve – honesto, competente, modesto e nacionalista. Vamos ver como Temer vai se sair. (C.N.)

04 de dezembro de 2015
Valdo Cruz e Marina Dias
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário