"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

NO DESESPERO, LULA PEDE QUE OS GOVERNADORES APOIEM DILMA




Lula deu entrevista longa e Pezão disse que apoia Dilma

















O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu rapidez na decisão do Congresso sobre o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Para ele, o país não pode ficar esperando por muito tempo sem uma definição desta questão política. Ele fez a declaração hoje (3) após se reunir por meia hora com o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, no Palácio Guanabara, sede do governo do Rio.
“A tarefa maior, neste instante, é não permitir que essa loucura que o Eduardo Cunha fez ontem tenha prosseguimento. Acho que é preciso decidir isso logo. Decide logo, porque se a gente for esperar passar o Natal, passar fevereiro, passar o carnaval, passar não sei das quantas, qual será o clima político deste país? Qual investidor que vai querer investir aqui no Brasil? Qual o empresário brasileiro que vai querer colocar dinheiro na economia, se o sistema político não tiver pelo menos apaziguado?”, afirmou.
O ex- presidente sugeriu uma aliança dos governadores com Dilma, para não aceitarem a teoria do quanto pior, melhor. Ele informou que já existe um manifesto de governadores do Nordeste em apoio à presidenta. “Acho que o Pezão pode arregimentar muitos governadores para apoiar a presidenta Dilma. Inclusive, ele sugeriu, hoje de manhã, uma reunião com governadores, dentro do Palácio do Planalto, para dizer que impeachment é coisa de gente irresponsável.”
ELOGIO A PEZÃO
Lula disse que “aprendeu” a admirar Pezão enquanto estava na Presidência da República e quis fazer o encontro para saber como o governador está vendo o atual momento do país. Segundo ele, Eduardo Cunha não deveria colocar um problema pessoal acima dos interesses do país. Ele destacou que presidenta faz “um esforço incomensurável” para conseguir a aprovação dos ajustes necessários, enquanto o presidente a Câmara age ao contrário.
“Tem muitos deputados querendo contribuir, mas o presidente da Câmara, me parece, tomou a decisão de não se preocupar com o Brasil. Me parece que a prioridade dele é se preocupar com ele, quando este país de 210 milhões de habitantes é mais importante do que qualquer um de nós”, ressaltou.
Para Lula, sem as reformas – que na sua avaliação estão demorando demais – a economia não vai voltar a crescer. “O país está, há um ano, passando por uma conturbação. A reforma que já era para ter sido votada está demorando demais, e sem aprovar a reforma a gente não consegue fazer a economia voltar a andar como ela deve andar.”
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – 
O fato é que Lula, o Planalto e o PT decidiram atirar em todas as direções, na esperança de acertar algum alvo. Conseguiram apoio dos governadores do Nordeste, que vivem de pires na mão e dependem diretamente do Planalto, mas o pernambucano Paulo Câmara (PSB) não entrou nessa furada. O ex-presidente Lula sonha em criar fatos que possam pressionar os deputados, mas a votação será aberta, Dilma é antipatizada pelos parlamentares, ninguém suporta a arrogância dela, que nunca prestigiou a classe política. Além disso, a derrocada da economia conspira contra ela, que é a rainha Midas ao contrário. Tudo o que faz dá errado e consegue transformar ouro em sucata(C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário