"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

MERQUIOR, UM RETRATO DE UM VERDADEIRO INTELECTUAL


O Brasil é um país onde energúmenos que não sabem ler, pensar e escrever são chamados de intelectuais. José Guilherme Merquior foi uma honrosa exceção. Ele leu tudo de importante havia para ler, fazendo Raymond Aron exclamar “esse menino leu tudo!”. 
Ele escrevia com clareza e veneno, primeiro expunha a idéia em consideração e depois dava uma cipoada nela e no seu autor. 
Diante do enciclopedismo e ausência de interlocutores inteligentes na selva, seu pensamento evoluiu gradativamente saindo das litanias pautadas pelo esquerdismo na juventude para a compreensão mais bem fundada de que o irracionalismo, a matéria e produto intelectual das esquerdas, é o grande inimigo a ser combatido na guerra cultural. 
Por incrível que pareça a sempre consistentemente horrorosa ilustrada da Folha de São Paulo publica um artigo informativo sobre Merquior, vale a leitura.

24 de agosto de 2015
in selva brasilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário