"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A IDÉIA DO JEITINHO



Os assaltantes dos cofres públicos nacionais vão se movimentando intensamente, utilizando discurso conhecido como “peneira no Sol”. O discurso é apenas para constar. Todos eles sabem que a maioria da população tem consciência de que são bandidos, e que a formalidade por eles empregada é digna de baixo meretrício de beira de estrada. É só olhar a cara de José Sarney, Edison Lobão, Lula da Silva, o Lularápio e outros.

Mas ainda existe quem acredite que o país tem jeito (fazer o quê?). Mesmo ouvindo discursos da presidAnta, que garante existir “um animal oculto por trás de cada criança” (o qual, invariavelmente, é um cachorro), e que numa situação onde não existe meta é possível atingir a meta e dobrá-la.
Foi esta retardada quem esteve na Europa, em 2009, oferecendo conselhos a chanceler Angela Merkel para melhorar a economia alemã. Ela deveria isso sim ter levado um volume da obra de Palmério Dória (“Honoráveis Bandidos”), traduzido para o alemão, mostrando que entre os seus conselheiros está o ex-presidente José Sarney, “Ratão do Banhado”, magnificamente retratado, ali, como ladrão desmoralizado.

Mas o PT, através de sua liderança maior, o cachaceiro desqualificado, já está tomando providências: numa reunião recente no valhacouto que lhes serve de abrigo, as ratazanas petistas discutiram com profundidade quem irá se arriscar a colocar um guizo no pescoço de Zé Dirceu. A notícia foi dada no jornal O Globo.

Lularápio quer que seu ex-braço direito, o ex-“capitão do time”, se desligue da legenda. O calhorda mor acredita que, com tal gesto, o PT voltará a enganar como antes. Como se não tivesse passado pelo mensalão, petrolão e roubalheiras que ainda serão apuradas. Sem contar os 11 caminhões de mudança que levou ao deixar a Presidência e os dois caminhões frigoríficos com as bebidas que roubou do Palácio da Alvorada.

O ex-presidente, que age de forma canalha desde a mais tenra idade (quem quiser saber mais, leia o livro de José Nêumanne Pinto, “O Que Sei de Lula”), não economiza em patifaria, pois sabe que na vida o que mais importa são as aparências. O problema é que seu partido, apesar de muito tentar, não conseguiu censurar a internet, através do tal “marco regulatório da mídia”.

Hoje, graça à rede mundial de computadores, sabe-se bem quem é este mistificador e saqueador do patrimônio público. A nossa esperança é o juiz Sérgio Moro. Quando estiver bem documentado e respaldado, o juiz federal paranaense irá, sem nenhuma dúvida, colocar este pilantra no xilindró.

O grande problema é que somos grande massa de analfabetos, manipulados pelas emissoras de televisão (capitaneadas pela Rede Globo), sem qualquer noção de cidadania ou de direitos. A única coisa que se cumpre à risca aqui são as imposições, os deveres, porque existem mecanismos bem azeitados na cobrança de impostos dos quais o desprotegido assalariado não consegue fugir.

Não temos escolas, saúde, transporte público, sistema de segurança, a cantilena é enorme e sempre repetida. Mas temos ladrões em pencas, carregando todo o dinheiro que deveria prover tais benefícios. O Brasil precisa mudar sua legislação penal e construir presídios. A elaboração de novas leis se mostra como fator impositivo, nos menores detalhes. Por que um gatuno como Paulo Maluf, por exemplo, não é preso?

Vejam só como o discurso “peneira no Sol” é vergonhoso: Lularápio quer afastar seu ex-cúmplice, tão somente porque pretende se salvar. Mas não sabe ainda o que virá pela frente, com telefonemas seus interceptados, delações premiadas e outros instrumentos que lhe porão a nu. O Brasil é essa tristeza, apesar de todo o seu potencial econômico. Quando será que irão colocar o safardana Lularápio na prisão?

24 de agosto de 2015
Márcio Accioly é Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário