"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

CPI DOS FUNDOS DE PENSÃO É MAIS UM PROBLEMA PARA O PLANALTO



Uma proposta da deputada Erika Kokay (PT-DF) na abertura da CPI dos Fundos de Pensão criou uma rápida reação dos demais parlamentares que acompanham os trabalhos do grupo. Ela questionou o fato de a Comissão ter como foco apenas quatro grandes fundos (Petros, da Petrobras, Postalis, dos Correios, Previ, do Banco do Brasil, e Funcef, da Caixa Econômica) e quer incluir também apurações de entidades de outros Estados, como São Paulo.
“Não deveríamos nos concentrar apenas nos fundos federais. Eu não faço investigação seletiva, que já tenha seu ponto de chegada. Queremos apurar tudo, não apenas de quatro fundos federais”, disse. “Queremos investigar e passar a limpo todos os resultados. Também quero investigar fundos de São Paulo que já estão sob a investigação da Polícia Federal”, continuou.
Imediatamente, a proposta da parlamentar causou reação dos demais deputados. Samuel Moreira (PSDB-SP) salientou que seria bom começar com esses quatro fundos de pensão. “Vamos com muita tranquilidade seguir as regras, que valem para todos. Nada impede de abrir-se outras CPIs, mas os demais fundos de pensão podem entrar conforme for surgindo a necessidade”, sugeriu.
QUATRO GRANDES
Na mesma linha, o deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) defendeu que a equipe inicie os trabalhos pelas quatro entidades citadas e que, depois, se abra para as demais.
O roteiro de trabalho do relator Sérgio Souza (PMDB-PR|) foi aprovado por unanimidade pela CPI. Ele também disse que o foco é fazer investigações nessas quatro entidades. “Isso não quer dizer que não podemos avançar além do que está no requerimento.” O presidente da Comissão, deputado Efraim Filho (DEM/PB), garantiu que a CPI dos fundos de pensão visa a fazer justiça. A CPI possui prazo de 120 dias para apuração, podendo ser prorrogado.
CONVOCADOS
Diretores e presidentes executivos e presidentes do conselho fiscal dos fundos de pensão Petros (Petrobras), Postalis (Correios), Previ (Banco do Brasil) e Funcef (Caixa Econômica) serão convidados ou convocados a comparecerem à comissão para prestar declarações na segunda fase de apuração da CPI dos fundos de pensão, conforme aprovado pela comissão.
A primeira convocação reunirá associações e funcionários potencialmente lesados por suposta má gestão desses fundos. “A convocação pode ser na condição de acusado ou de testemunha, não há nenhum juízo de valor”, enfatizou o presidente da CPI, deputado Efraim Filho (DEM/PB).
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Esta CPI é mais um gravíssimo problema para o Planalto, o PT e o Instituto Lula, Quando os funcionários destas estatais se conscientizarem que os dirigentes estão roubando o futuro deles, vão expulsar os petistas aos pontapés. Outro problema é a CPI do BNDES. (C.N.)

24 de agosto de 2015
Deu no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário