"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O CADAFALSO ESTÁ MONTADO... SOMENTE FALTA A FORCA.

BNDES terá de revelar empréstimos “secretos” ao grupo Friboi



O BNDES perdeu recurso impetrado contra decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) que determinava que o banco abrisse ao órgão de controle dados dos empréstimos feitos ao Grupo JBS, que detém a marca Friboi, entre outras.

A decisão do TCU tinha sido tomada em setembro e apontava que o banco federal de fomento estava obstruindo desde julho a investigação do Tribunal iniciada à pedido da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados sobre os empréstimos do banco a essa empresa.

Nas últimas duas eleições o JBS/Friboi tem sido uma grande doadora de campanhas eleitorais sendo que, na disputa deste ano, consta como a maior doadora de campanha.

O relator do recurso, ministro José Jorge, disse que não havia qualquer justificativa para o banco não ceder os dados ao TCU já que os recursos são públicos.

QUEBRA DE SIGILO

O banco alega que seu recursos são privados e que a lei não permite que ele quebre o sigilo de seus clientes.

Os ministros José Múcio e Benjamin Zymler disseram que o atual presidente do banco, Luciano Coutinho, esteve no órgão para explicar que a posição do departamento jurídico do banco é de que ele estaria cometendo crime se desse ao TCU os dados pedidos e afirmou que teria que ir ao STF (Supremo Tribunal Federal) para evitar que o TCU receba as informações desses empréstimos, caso o recurso votado nesta quarta-feira fosse negado.

Mas o relator do processo original que deu prazo para o BNDES informar os dados, ministro Augusto Sherman, disse que não pediu qualquer dado que esteja protegido por sigilo e que já há decisões do próprio Supremo determinando que bancos federais devem disponibilizar dados de recursos públicos emprestados.

HISTÓRICO

Segundo a decisão do TCU de setembro, o BNDES vinha se negando a dar as informações pedidas pelos técnicos do órgão e, quando o fazia, entregava documentos praticamente todos tarjados alegando sigilo bancário para esse tipo de transação.

O relator do processo, ministro Augusto Sherman, pediu então pareceres jurídicos da presidência do TCU e do Ministério Público junto ao órgão para saber se cabia sigilo bancário nesse tipo de operação. Ambos apontaram que não pode haver sigilo.

“No caso [JBS/Friboi], os recursos aplicados são públicos, a empresa aplicadora é pública e a política orientadora é pública. Nessa hipótese, tanto o STF quanto a primeira instância da Justiça Federal se manifestaram sobre a publicidade das informações”, diz o relatório.

Por causa do atraso na entrega dos dados pelo BNDES, o TCU havia dado mais 45 dias de prazo para que os auditores terminem o trabalho. Já o BNDES terá cinco dias após a publicação da decisão no TCU para entregar os documentos sem qualquer tipo de restrição.

O relator pediu para que, caso os documentos não sejam entregues no prazo, sejam informados quem são os servidores que se negam a dar a informação.

###

 NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Dias Toffoli criou a apuração secreta de eleições e Luciano Coutinho não ficou atrás, inventando os empréstimos secretos a grandes grupos e a países estrangeiros.
E assim o BNDES, ao invés de estar fomentando o desenvolvimento do Brasil, está financiando Cuba, Angola, Moçambique, Venezuela, Panamá e outros países. Quem explica? Dizer que é para exportar projetos de engenharia, como afirma a presidente Dilma, só pode ser piada do ano. (C.N.)

14 de novembro de 2014
Deu em O Tempo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário