"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

URNA E LEPRA



Os membros do legislativo e os do executivo, por piores que sejam, tem que passar pelo crivo da urna de tempos em tempos.

Ainda  que fraudável, a urna gera uma comoção no sistema da pseudo representação política.

Sob a ditadura dos partidos (verdadeiros cartórios que dão legenda ou não, a seu bel prazer, aos que desejam se candidatar), o que resta de inteligência ao povo massacrado por mentiras e desinformação, faz a depuração possível: elimina o péssimo e se conforma com o ruim.

Infinitamente pior é o judiciário, antro de vaidades e compadrio, onde são abafados os maiores escândalos de negligência, morosidade e iniquidade.

Os cidadãos não escolhem seus juízes. Macabras  cerimônias lhes impõem  imprudentes jovens, quase sempre arrogantes e vaidosos.

Os que ficam velhos sucumbem à preguiça e  à negação das desgraças que ocasionam aos desesperados que não encontram amparo para suas aflições.

Sem controle, sem compromisso e sem escrúpulos, viceja a lepra da injustiça.

06 de outubro de 2014
Carlos Maurício Mantiqueira é Livre Pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário