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Curva do Aprendizado: Brasil em 38º lugar entre 40 países.
Mais uma vez o Brasil dá vexame em índice sobre educação. De acordo com uma análise no The Learning Curve (Curva do Aprendizado*, em inglês), realizado pela The Economist Intelligence Unit (EIU) e Pearson Internacional, o Brasil aparece na 38º posição entre 40 países avaliados. Ficou na frente apenas da Indonésia e do México.
O estudo reúne o maior conjunto de dados internacionalmente comparáveis sobre resultados educacionais em 50 países. O relatório aponta que metade do crescimento econômico nos países desenvolvidos nos últimos dez anos pode ser atribuída a uma melhor qualificação dos cidadãos. Também mostra que as superpotências asiáticas se destacam em termos educacionais. Vai ver por isto viraram superpotências…
Vamos perceber algumas constatações interessantes publicadas pela Pearson:
- O Brasil subiu uma posição em relação ao primeiro ranking, divulgado em de 2012, e está em 38º lugar no relatório 2014;
- Porém, mesmo com a escalada de uma posição no ranking, o País registrou queda no índice de desempenho escolar e habilidades cognitivas;
- O Brasil, ao lado de Argentina e México, formam o grupo das seis nações com a maior variação negativa em relação à média global (Tailândia, Colômbia, Argentina, Brasil, México e Indonésia).
- A Coreia do Sul, o Japão, Cingapura e Hong Kong ocupam os primeiros lugares no ranking geral da educação devido a uma “cultura de responsabilidade” na qual professores, alunos e pais se responsabilizam pela educação, sendo que a sociedade valoriza os professores e as escolas muito mais do que em outras partes do mundo.
- A Finlândia caiu do primeiro para o 5º lugar, principalmente devido a uma diminuição registrada dos conhecimentos em Matemática e Ciência.
- Muitas economias emergentes têm aumentado suas verbas para educação – porém isto ainda não melhorou os resultados. Três das maiores economias emergentes, o Brasil, o México e a Indonésia, estão classificadas nos últimos lugares do índice.
* – A Curva de Aprendizagem oferece um banco de dados acessíveis que pode ser usado como um conhecimento para a construção de abordagens educativas que ajudem a melhorar a vida das pessoas. O amplo estudo leva em conta habilidades cognitivas e de desempenho escolar a partir do cruzamento de indicadores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa), Tendências Internacionais nos Estudos de Matemática e Ciência (Timms) e avaliações do Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização e Leitura (Pirls). Também são usados dados educacionais de alfabetização e taxas de aprovação.
24 de setembro de 2014
Julio Borba
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