"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

A MISSÃO IMPOSSÍVEL: DEFENDER O INDEFENSÁVEL



 
Defender o governo pode ser tarefa extremamente difícil, mesmo diante de uma oposição complacente. Foi o que mostraram senadores do bloco governista, sob liderança do Partido dos Trabalhadores, ontem no Senado, refletindo a divisão existente entre aliados.

“Temos de dizer que a nossa Petrobras é competitiva”, exaltou o senador Aníbal Diniz (PT-AC), diante da presidente da estatal, Maria das Graças Foster, que se esforçou durante seis horas no garimpo de adjetivos para definir o pagamento de US$ 1,2 bilhão na compra da refinaria de Pasadena (Texas), durante o governo Lula e sob a presidencia de José Gabrielli. “Não foi um bom negócio”, admitiu, indicando o prejuízo: US$ 530 milhões. Sem chance de recuperação.

Delcídio Amaral (PT-MS) se preocupou em multiplicar a cascata de elogios à presidente da estatal iniciada pela oposição — e foi do “competente” até “querida”.
José Pimentel (PT-CE) tentou o impossível, uma celebração da “forma de governança” da estatal, objeto de crítica até da presidente Dilma Rousseff. Então, apareceu a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) para dizer que “o verdadeiro debate político é querer mudar o marco regulatório do petróleo”. Ninguém entendeu. Também incompreensível ficou o líder do governo Eduardo Braga (PMDB-AM): “A Petrobras é como alguém da nossa família”. E, ainda, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), para quem a estatal “não será destruída porque é do povo brasileiro”.

Do lado de fora, um parlamentar experiente, aliado do governo, fazia uma curiosa anotação: “André Vargas, porta-voz do ‘Volta, Lula’, virtualmente cassado; Graça Foster, dilmista, joga culpa na administração anterior...”. Um jornalista o interrompeu, perguntando sobre rumores de que, após a Páscoa, surgiriam novos personagens nos inquéritos.

Ouviu uma resposta enigmática, cantarolada em versos da dupla João Bosco e Aldir Blanc: “Há muito tempo nas águas da Guanabara/ O dragão do mar reapareceu/ Na figura de um bravo feiticeiro/ A quem a História não esqueceu...”.

16 de abril de 2014
José Casado é Jornalista. Originalmente publicado em O Globo em 16 de Abril de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário