"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 24 de março de 2014

SANATÓRIO (OU SANITÁRIO) DA "POLÍTICA" BRASILEIRA

Me engana que eu gosto


“A Copa gera emprego, renda e benefícios duradouros para toda a população”.

Vagner Freitas, presidente da CUT, fingindo que a entidade promete ir às ruas em apoio à Copa do Mundo não porque o governo ordenou, mas porque defende os superiores interesses da nação.

Homem de fé


“Vocês sabem que o presidente Lula começou no país uma era de crescimento, de ascensão, de redução da pobreza. E todos nós sabemos o quanto tem o dedo de Deus no crescimento individual no nosso país”.

Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de São Paulo, em encontro com pastores evangélicos na última semana, na capital paulista, ensinando que Lula foi enviado pela Divina Providência para transformar todos os pobres em ricos e Misalvar o Brasil.

Filhote renegado

“O Delcídio tem que ficar despreocupado porque certamente o Delcídio não indicou o Cerveró para o Cerveró roubar a Petrobras”.

Renan Calheiros, senador do PMDB de Alagoas e presidente da Casa do Espanto, acusando o colega Delcídio Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, de ter indicado Nestor Cerveró, um dos responsáveis pela compra da refinaria de Pasadena, para o cargo de diretor da Área Internacional da Petrobras.

“O senador Renan está um pouco nervoso, mas é um homem pragmático. Sabe que é  hora de tirar o pé do acelerador porque tinha ascendência sobre a diretoria internacional da Petrobras. Está na hora de baixar o espírito Schettino. Rei morto, rei posto. Mas esse modelito é bem conhecido dele. O PMDB participou, era representado pelo Cerveró, isso é fato sabido. O Renan tinha total ascendência sobre Cerveró”.

Delcídio Amaral, acusando Renan Calheiros de ter indicado Nestor Cerveró para o cargo de diretor da Área Internacional da Petrobras.

Histórias repetidas

“É uma história a ser aprendida, escrita e lida pela companhia, de tal forma a não ser repetida”.

Graça Foster, presidente da Petrobras, sobre a compra da refinaria de Pasadena, fingindo ignorar que Lula não lê nem escreve e Dilma Rousseff não aprende.

Homem-bomba

“Do jeito que as coisas foram postas, minha única alternativa é o silêncio”.

Nestor Cerveró, demitido do cargo de diretor financeiro da BR Distribuidora nesta sexta-feira depois de acusado por Dilma Rousseff de ter produzido o “resumo técnico falho” que a convenceu a aprovar a compra da refinaria no Texas, avisando que acabou de surgir mais um homem-bomba no caminho do PT.

Gente fina

“Ele acha que foi prejudicado, você tá entendendo? Porra, foi prejudicado… o tanto de dinheiro que nós demos pra esse cara”.

Alberto Youssef, doleiro, durante conversa interceptada pela Polícia Federal em outubro de 2013, depois de contar que presenteara com um carro orçado em R$ 250 mil (fora o resto) o comparsa Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras que ajudou a fechar a compra da refinaria no Texas.

Conta outra, companheiro!

“Queremos combater as mentiras”.

Alberto Cantalice, vice-presidente do PT, sobre os militantes que serão treinados para atuar na internet durante a campanha de Dilma Rousseff, começando o combate com uma conversa fiada que, se fosse verdadeira, liquidaria qualquer chance de vitória da candidata à reeleição.
 

Critério de estadista

“Todo mundo sabe que eu não sei colocar minhoca no anzol, mas o Eduardo sabe. Ele ia pescar com o pai quando pequeno. Então, finalmente, a Dilma acertou na escolha”.

Marcelo Crivella, ao empossar o sucessor Eduardo Lopes, revelando que o novo ministro da Pesca vai brilhar no cargo porque tem muita intimidade com minhocas.

Conversa fiada

“O governo da presidente Dilma tem o compromisso de combater qualquer tipo de malfeito”.

Eduardo Braga, senador pelo PMDB do Amazonas e líder do governo, confirmando que na novilíngua lulopetista crime virou “malfeito”, sem explicar por que o governo jamais cumpriu o compromisso.

Cretinice & gatunagem

“O partido não vai fazer um jogo do PSDB que quer colocar a presidente Dilma no centro do palco. O PT não vai entrar nesse jogo. O povo brasileiro quer discutir política no sentido mais amplo da palavra. Eles insistem no mesmo erro de 2006 e 2010, que é acreditar que essa via denuncista faz o partido crescer”.

Trecho da nota divulgada nesta sexta-feira pelo diretório nacional do PT, explicando que Dilma virou presidente do Conselho de Administração da Petrobras por indicação do PSDB.

24 de março de 2014
Augusto Nunes
Sanatório Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário