Os bandidos-mixos ficam jogados em celas imundas, superlotadas, comem comida que até porco ia refugar, são violentados fisicamente e podem ver que só eles se dão mal. Chamam esses refugos humanos de re-educandos...
Re-educandos, no sentido que só aprendem mais sobre crime, nas penitenciárias. Hipocrisia. O sistema faliu. A cultura dos pobres então é de ódio contra a polícia, contra tudo.
Pega o caso da Petrobrás, você acha que aqueles diretores sacanas, ladrões, vão puxar cana? A Dilma, o Lula, o Gabrielli etc., serão duramente julgados e condenados? Vão para a cadeia? Nem pensar. E todos sabem disso.
A classe política mafiosa espertamente se cobre, uns aos outros e os advogados repartem o lucro dos apliques, usando recursos processuais que, no fim, vão deixar tudo parado...os bandidos de terno-e-gravata com montões de dólares fora do país, eles tranquilos, em paraísos fiscais.
Talvez essa seja a maior desgraça de tudo, neste país: a consciência assumida coletivamente de que a lei serve só para massacrar os pobres. Os ricos, os influentes, os corruptos poderosos ficam sempre na melhor.
Então a garotada marginal pensa: vou botar a mão num 38 e buscar o meu. Se eles podem, por que eu não posso? Eles vão de caneta, eu vou de revolver.
É assim que uma sociedade se desmancha, perdendo seus valores, virando terra de ninguém.
Quando a Lei só serve para alguns, não serve para ninguém.
24 de março de 2014
Enio Mainardi
Nenhum comentário:
Postar um comentário