"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 24 de março de 2014

FHC: "AS PESSOAS PRECISAM SABER O QUE FOI FEITO COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE"




O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta segunda-feira (24) que a imagem de gestora da presidente Dilma Rousseff já estava arranhada antes da revelação de que ela deu aval à compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras. "Eu acho que não precisa de mais isso para arranhar a imagem dela como gestora. O PAC basta", ironizou, após dar palestra para alunos da PUC-Rio.


FHC disse que o surgimento de novas suspeitas envolvendo a estatal o levou a mudar de ideia no fim de semana e passar a defender a criação de uma CPI da Petrobras. "Eu pensei que fosse uma coisa mais simples, e não é. É mais complicado. Acho que tem que ser apurado. E a própria presidente deu o pontapé inicial, ela não defendeu o que foi feito", disse o tucano. "As pessoas precisam saber o que foi feito com o dinheiro do contribuinte. Eu não posso dizer até que ponto isso terá influência [na eleição]. Não sei qual será o resultado, quem são os responsáveis", acrescentou.


RACIONAMENTO

O ex-presidente defendeu que as autoridades façam um apelo para que a população poupe água e energia. Ele relembrou o apagão de 2001, no fim de seu governo, e disse que o racionamento pode ser necessário de novo. "Eu levei muito pau por causa do apagão de 2001. Quando teve o racionamento, levei um susto, porque a primeira proposta era cortar a energia. Eu falei: 'Não. Vamos apelar para o povo'", disse. "Acho que isso deve ser feito já. Tanto com a água quanto com a eletricidade. Seguro morreu de velho. O que custa pedir que todo mundo economize 10% de energia?", questionou.


Segundo FHC, a situação atual "não é tão dramática" quanto a de seu governo, mas já está na hora de pedir que a população faça um esforço de economia. Ele sugeriu a concessão de estímulos para quem reduzir o consumo de água e energia.

FHC não quis opinar sobre o conflito entre Rio de Janeiro e São Paulo pelas águas do rio Paraíba do Sul. "Tem que ser uma decisão racional. Como resolver uma questão que atenda aos dois lados? Eu não sei. A Agência Nacional de águas tem que dizer", afirmou.

24 de março de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário