"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 25 de março de 2014

"A SOMBRA DOS QUEPES"



Não se contam mais com a ajuda dos dedos das mãos o número de passeatas recentemente conclamadas e realizadas em diferentes capitais do País. Vira e mexe um grupo ocupa ou vários deles ocupam uma avenida interrompendo o trânsito e reivindicando qualquer coisa.
Quase sempre serão manifestações que fogem ao controle da racionalidade, e uma violência gratuita contra tudo e qualquer coisa poderá ser observada. “Os brasileiros estão exercendo seus direitos de cidadão!”, dirão alguns.
Pois bem: eu cá sou e sempre fui muito esquisita, bem sei... e talvez por isso mesmo não acredite em que passeata alguma resolva qualquer um de nossos problemas. Aliás, nunca acreditei em que passeatas pudessem ter qualquer objetivo sensato. Passeatas, quando pacíficas, são festas de confraternização. Nunca se sabe como, onde ou quando terminam.
Quando não pacíficas, serão apenas desordem. E Política a gente faz com a cabeça, não com os pés. Ou apenas meteremos os pés pelas mãos. Além de que quem deve marchar é soldado, porque soldado não cansa e sabe ou, pelo menos, deve saber que, ao marchar, não deve discutir com quem mandou que marchasse em determinada direção; e também sabe ou, pelo menos, deve saber que vai preso pro Quartel quando mostra que tem uma cabeça de papel.
Se, em 1964, quem marchou em uma imensa passeata cansou logo em seguida e chutou (com os pés) tudo pro alto, chutando – quando quem tinha a Política na cabeça e a cabeça na Política tomou as rédeas do processo – até mesmo da própria cabeça a lembrança de por que aquela passeata havia sido realizada, outras muitas passeatas, de gente completamente sem cabeça, convocadas antes e depois daquela de 64, deram nisso que hoje está aí. Para quem gosta, um prato cheio. Mas, tudo bem, gosto não se discute.
A respeito da marcha convocada para hoje, 22 de março, cuja intenção seria a reedição da marcha de 64, dizia, hoje mesmo, o Correio Braziliense: “Na visão da historiadora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) Carla Ferrete a reedição da marcha demonstra a retomada de interesses conservadores e antidemocráticos. ‘...revela que na nossa sociedade existem grupos que se organizam e que podem revelar um crescimento preocupante de antidemocráticos ...
São vozes que vem de diferentes lugares, que questionam o jogo democrático e, portanto, defendem soluções para os nosso problemas fora da democracia ... É a fala de quem deu o golpe em 1964, que foi dado em nome da democracia e em nome da liberdade. Temos que tomar cuidado com esse tipo de discurso, muitas vezes usado por governos autoritários’ ”.
 “Pois bem” de novo. Ao abrir, hoje também, o Facebook, encontrei um recado grosseiro, em palavras atribuídas a Emma Goldman, recado que considero muito estúpido e que foi divulgado pelo “AnonymousBrasil”:

Emma Goldman, lituana, nascida em 1869, radicada nos EUA, escritora, planejou o assassinato de um industrial, induziu muita gente a se recusar a acatar o alistamento militar tornado obrigatório em 1917, animou outras tantas revoltas contra o Estado, incentivou em presença a Revolução Bolchevique, publicou “Minha Desilusão na Rússia”, viveu na Inglaterra, no Canadá e na França, publicou “Vivendo Minha Vida”, uma autobiografia, apoiou em presença os anarquistas na Guerra Civil Espanhola e morreu em 1940.
E foi solenemente esquecida. Uns trinta anos mais tarde, seus artigos e livros foram relançados, e camisetas foram impressas com sua imagem e suas frases mais candentes. Não, por certo, para chamar a qualquer passeata pela família, ou com Deus, ou pela liberdade. Com absoluta certeza.
E, então, aí vai outro “pois bem”: eu, que vivo a minha vida, não a de Emma Goldman, nem a que ela ou a que quem quer que seja teria gostado que eu vivesse, posso até vir a querer participar ativamente em uma guerra por suas boas razões, mas não vou marchar, porque não marcho, não autorizo que alguém me mande marchar e não tenho autoridade para mandar alguém marchar.
Não me custa, no entanto, tentar alertar, a respeito do que possa estar rolando, os que gostam e os que não gostam de fazer passeatas; tentar alertar os que, sendo convocados a delas participar, não duvidam da pertinência da proposta, da eficácia da ação, da coincidência de intenções de todos os que delas participam e da lisura dos que a elas convocam; e alertar os que não duvidam da lisura daqueles que, do alto dos palanques, muito já se valeram de passeatas e agora as desmobilizam porque “o mundo é outro completamente diferente”.
Alerto porque o mundo segue igual ao que sempre foi. Alerto para que ninguém faça confusão ou fique surpreso com os rumos que possam tomar a passeata que foi muito comentada com muita antecedência e hoje foi realizada, também a outra, que foi convocada para enfrentá-la e não mereceu comentários, e outras tantas mais.
Alerto para que ninguém tenha muita expectativa, nem boa, nem má, e ninguém se incomode com fazer muita marola à toa, nem contra, nem a favor, muito pelo contrário. Passeatas são passeatas, nada mais que passeatas. Mas também alerto para que ninguém mais diga que o desprezo pelo voto popular, inclusive o absoluto desprezo pelo voto popular impresso no discurso dos desde sempre demagogos, deve-se à Política feita à “sombra dos quepes” nacionais. Porque isso é burrice. Ou é ignorância. Ou é descarada má fé.
 
25 de março de 2014
Vânia Cintra é Cientista Política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário