"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

VENEZUELA É O SEGUNODO PAÍS DO MUNDO A BLOQUEAR A WIKIPÉDIA



O colapso social e econômico na Venezuela começou a afetar a internet do país com mais intensidade.

NetBlocks é um observatório civil da internet que se preocupa com temas como cibersegurança e direitos digitais. Neste último sábado (12), o grupo alertou que a Wikipédia foi bloqueada na Venezuela.

O bloqueio foi implementado apenas para usuários da CANTV, a maior operadora de internet do país, com cerca de 1 milhão de clientes de internet banda larga no país.

Nesta segunda-feira (14), algumas páginas do site já podiam ser acessadas, mas a maior parte da Wikipédia ainda estava inacessível para os usuários do país, que precisavam utilizar uma VPN para conseguir acessar a enciclopédia, informou o “Canal Tech“.

Vale lembrar que, desde 2007, a CANTV é uma empresa estatal controlada pela ditadura de Nicolás Maduro.

Por enquanto, não se sabe exatamente se o bloqueio foi uma ordem direta vinda de Maduro ou se é algo apenas temporário, já que ninguém do regime ainda se pronunciou sobre o bloqueio.

O bloqueio da enciclopédia digital fez da Venezuela, junto com o regime islâmico da Turquia, os dois únicos países do mundo a impedirem o acesso à Wikipédia.


15 de janeiro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário