"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

PARLAMENTO BRITÂNICO REJEITA BREXIT

Agora, primeira-ministra terá pelo menos três dias para apresentar um plano B para que os parlamentares analisem

Primeira-ministra, Theresa May sofre derrota no Parlamento britânico (Ben Birchall/Reuters)
São Paulo – Por 432 votos contra e 202 a favor, o Parlamento britânico rejeitou nesta terça-feira (15) o acordo para o Brexit proposto pela primeira-ministra Theresa May.

Agora, ela terá pelo menos três dias para apresentar um plano B para que os parlamentares analisem, ou seja, até segunda-feira.

Após a votação, Theresa May declarou que, dada a escala da derrota, o governo permitirá que seja debatida uma moção de desconfiança, proposta parlamentar apresentada pela oposição com o propósito de derrotar ou constranger o governo.

Em breves comentários, May disse que também organizaria discussões com outras partes para ver como ela pode encontrar uma solução que seja aceitável para todos.

Antes da votação, ao defender sua proposta, May afirmou que “uma saída sem acordo significaria nenhuma parceria de segurança com a União Europeia”.

Segundo ela, esse desfecho poderia levar ao desmembramento do Reino Unido. Dias antes da votação, apelou aos parlamentares para reverem suas posições.


15 de janeiro de 2019
Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário