"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL ESTUDAM CRIAÇÃO DE BLOCO DIPLOMÁTICO



O novo bloco diplomático teria como objetivo combater a influência da Unasul.

O presidente da Colômbia, Ivan Duque, disse nesta segunda-feira (14) que países da América do Sul pretendem criar um novo bloco diplomático.

O novo grupo, chamado Prosul, reuniria países cujos governos giraram à direita nos últimos anos e serviria como substituto da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Em discurso, segundo o “Estadão“, Duque afirmou:

“Estamos avançando para o fim da Unasul e a criação da Prosul, uma plataforma sul-americana para coordenar políticas públicas, a defesa da democracia a as instituições e a economia de mercado.”

A Unasul foi criada em 2009 por iniciativa de Brasil, Argentina e Venezuela para afastar diplomaticamente o continente da influência dos Estados Unidos.

À frente da iniciativa estavam os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Cristina Kirchner.

No ano passado, Argent
ina, Brasil, Chile, Colômbia deixaram a Unasul em meio a um impasse sobre a crise na Venezuela.

15 de janeiro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário