"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

ERA SÓ O QUE FALTAVA: LÍDER TUCANO DIZ QUE "LULA DEVERIA DISPUTAR AS ELEIÇÕES


Resultado de imagem para ricardo tripoli
PSDB devia entregar os ministérios, afirma Tripoli
Um dos principais defensores do desembarque do PSDB do governo, o líder tucano na Câmara, Ricardo Tripoli (SP) afirma que, diante dos fatos que envolvem a denúncia contra o presidente Michel Temer, e na expectativa de outras acusações que possam surgir, o sentimento toma conta da maioria da bancada. “Entregar os ministérios seria muito bom. Não estamos dizendo que vamos para o campo da oposição. Se estamos marchando, significa que vamos dar continuidade à agenda que é importante para o Congresso e que o governo, sendo esse ou outro, esperamos que a mantenha.”
Para o deputado paulista, é importante que a Câmara resolva logo, assim que voltar do recesso, a votação sobre a admissibilidade de denúncia contra Temer. E afirma que votará contra o arquivamento.
Se pudesse escolher, o parlamentar pediria que deixassem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorrer nas eleições. “O Fernando Henrique ganhou duas vezes do Lula em eleições. Não temos o menor problema com adversários”, garante.
Está marcada para 2 de agosto a votação em plenário da denúncia contra Temer. É possível resolver assim que voltar do recesso?Espero que sim. É importante o país resolver isso de forma definitiva, embora tenham ainda mais dois casos que o procurador-geral da República deve encaminhar para o Supremo, e o Supremo, aqui à Casa.
O presidente corre o risco de perder votos por causa desse contato dos deputados com a base?Já não substituíram 14 ou 15 deputados na CCJ? É uma demonstração de que, em tese, não tem votos suficientes para barrar a denúncia. Em plenário, não muda a situação. Você vai ter claramente quem vota a favor e quem vota contra. Acho muito provável que, na primeira semana de agosto, o resultado não seja satisfatório ao governo. Cada um fará uma reflexão agora. O Brasil precisa voltar a crescer. Temos de aprovar o restante das reformas, diminuir o desemprego. Isso aflige a todos. Por outro lado, não podemos jogar o país em uma aventura, tanto que o mercado financeiro tem reagido muito bem aos movimentos que estão sendo feitos, o que demonstra que as instituições estão funcionando. A reforma trabalhista foi aprovada. Está andando.
E o PSDB vai desembarcar?Recentemente, fizemos uma reunião da bancada que levou cerca de quatro horas e, entre as análises, estava essa. Percebo, nitidamente, que aumentou muito o número de deputados que querem a admissibilidade da denúncia, até para poder ter transparência e apuração de todos os fatos. No início, quando fizemos uma reunião do diretório nacional, era o contrário, a maioria pela permanência. Hoje, é a minoria. Entregar os ministérios seria muito bom. Não estamos dizendo que vamos para o campo da oposição. Se estamos marchando, significa que vamos dar continuidade à agenda que é importante para o Congresso.
O PSDB estaria em um eventual governo Maia?A minha proposta para a bancada é no sentido de que, havendo um próximo governo, a gente não indique ministério nenhum. Vamos apresentar uma proposta de governabilidade, onde o compromisso é com o país.
Com uma eventual mudança de governo, o PSDB pode chegar em 2018 sem protagonismo?Não, o PSDB deve ter uma convenção no fim de agosto e vamos eleger um novo diretório nacional, uma executiva nacional e apresentaremos uma proposta visando 2018. O partido se prepara para um novo embate, não tem problema de adversário. Disseram que o Lula vai ser candidato, mas qual o problema? O Fernando Henrique ganhou duas vezes dele em eleições. Não temos problema com adversários.
Uma nova executiva inclui uma nova presidência? O senador Aécio Neves sairá?Com certeza, nós teremos um novo diretório, que planeja uma nova executiva. Consequentemente, um novo presidente, também. O Aécio já está resolvido. Na convenção, quando houver convenção, ele vai anunciar.
Como está o tema Aécio no PSDB?Ele continua sendo um presidente, que está licenciado. O Tasso assumiu e está conduzindo muito bem o partido. Ele interage com a bancada federal, com os senadores, governadores, presidentes de diretórios. Ele está cumprindo aquilo que é determinado a ele. Sobre o Aécio, espero que ele seja absolvido das denúncias que foram feitas. É o que o partido todo espera dele.
O Brasil corre o risco de sangrar até janeiro de 2019?Não, o Brasil está caminhando bem. O primeiro momento foi o mais difícil. As primeiras duas semanas (da denúncia), até o pessoal entender o que estava acontecendo. Agora, a classe política está vendo, as coisas estão andando.
Mas um salto de verdade só em 2019, não?Se o presidente sai, com certeza, quem entra vai querer fazer muito mais do que o que saiu. A tendência é você buscar caminhos novos, melhores que aqueles que foram deixados para trás. Não estou, com isso, diminuindo a importância do presidente Temer. Ele incorporou a agenda e fez muito bem. Errou em uma questão de ordem pessoal.
Ele não tem mais condição de tocar a agenda?Não é que eu ache que não tem governabilidade. O problema é que ele tem que estar a todo momento respondendo a essas questões e isso trava o processo. Quando fizemos a avaliação lá atrás, dissemos que íamos fazer um monitoramento diário. Se houvesse instabilidade, estaríamos em outro campo, até porque não podemos deixar o Brasil ir para uma aventura. Acontece que você tem uma defesa frágil e tem outros casos ocorrendo a cada instante. As pessoas não estão nas ruas. Tivemos agora a condenação do Lula e, tanto de um lado, quanto de outro, houve manifestações pífias. A população está esperando o resultado do país. A sociedade hoje conversa muito mais do que antes. Nas redes sociais, há uma mobilização grande, mas você não vê rua.
Por quê?
Acho que estão aguardando o resultado positivo. Quando você vê a bolsa de valores subir e o dólar baixar, é um sintoma de que a economia está caminhando e duvido que alguém mexeria nesse nicho do país.
A condenação do Lula é boa para o PSDB?Quem tem que avaliar é o PT. Não trabalhamos com essa hipótese de que o Lula não participe das eleições. Acho que ele deveria participar. Eu, se pudesse, diria ‘deixe que ele participe’. É um direito que assiste a ele. É muita bravata, muito discurso e pouco conteúdo. E o Lula faz isso com muita competência. Ele coloca essa de ‘cuidado comigo, tô chegando, sou candidato’. Essa política não existe mais faz muito tempo.
E o PSDB, vai de Doria ou Alckmin?Quem a convenção determinar. O PSDB vai apresentar um candidato preparado, com programa novo, oxigenado, com uma visão moderna para o Brasil. Por que vocês tiraram o Tasso dessa possibilidade?
Mas isso vai depender de uma decisão da executiva ou das pesquisas, como o Dória defende?O partido é quem define. Pode ser que tenha como orientação as pesquisas. Mas os governadores, os deputados federais, os senadores, esse colégio que vai dizer o melhor caminho. As pesquisas ajudam, mas não definem. Se fosse pesquisa, o (Fernando) Haddad em São Paulo, com 3%, não seria prefeito. E estou dando o nome que não é do PSDB.
Ter um ex-presidente condenado, um presidente denunciado e a possibilidade de ter um terceiro presidente em menos de um ano é sinal de que nossa democracia está passando por uma crise grave?Estamos cumprindo um trajeto democraticamente. Não há nenhuma sinalização de que não estamos cumprindo o que determina a lei. Se dissemos que todos são iguais perante a lei, por que agora estaríamos pensando de forma diferente? Seria você trabalhar por um processo ditatorial, um processo que não é aquele que pretendemos para o Brasil. Podem falar o que quiserem do Brasil, menos que aqui não tem democracia.

17 de julho de 2017
postado por m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário