"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 22 de março de 2017

FACHIN RECEBE OS PEDIDOS DE INQUÉRITO E DERRUBA O SIGILO NA PRÓXIMA SEMANA


Resultado de imagem para supremo charges
Charge do Mariano, reproduzida da Charge Online
O ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu na tarde desta terça-feira os 83 pedidos de abertura de inquérito contra parlamentares e ministros, feitos com base na delação premiada de 78 executivos da Odebrecht.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou os pedidos ao STF há uma semana. Mas o material precisou ser autuado e digitalizado antes de seguir para o gabinete do ministro. A expectativa é de que Fachin abra os inquéritos e derrube o sigilo do caso, como pediu Janot, no fim desta semana, ou na próxima semana.
211 SEM FORO – Também foram enviados ao gabinete de Fachin 211 casos nos quais a Procuradoria Geral da República (PGR) encontrou indícios de irregularidade contra pessoas sem direito a foro no Supremo. O relator deverá encaminhar o material aos tribunais inferiores para análise.
Janot também solicitou sete arquivamentos e 19 outras providências – que podem ser, por exemplo, operações de busca e apreensão. No total, foram enviados ao STF 320 pedidos. Todos eles dependem de decisão de Fachin.
### NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – E assim o Supremo vai enchendo cada vez mais a barriga, já explodindo de processos, e não existe operação de obesidade mórbida que dê jeito, porque é preciso acabar com o foro privilegiado e impedir que processos sem questionamento constitucional possam chegar à suprema corte. Mas quem se interessa? (C.N.)

22 de março de 2017
Carolina Brígido
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário