"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

GREVE DA PM FOI PROVOCADA PELO GOVERNADOR, QUE FICOU RICO DANDO "CONSULTORIAS"


Resultado de imagem para paulo hartung
Paulo Hartung está sendo processado no Supremo
Aqui no Espírito Santo, a família, o convívio familiar, o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e a saúde são talvez os principais valores perseguidos pelo povo. Parques públicos numerosos e cuidados com esmero, clima excelente, com o céu persistentemente azul. Pessoas acordam cedo e fazem exercício ao ar livre, mesmo no domingo.  Esses valores têm seu aspecto positivo, mas sempre existem controvérsias. A valorização excessiva do núcleo familiar em detrimento da sociedade leva a concentração, desigualdade e fortalecimento de familias hegemônicas, chegando à arrogância (“antes o meu, depois o deles”).
RETRATO DA ARROGÂNCIA – O cenário que se viu nos últimos dias no Espírito Santo é o retrato desta arrogância, que é característica da sociedade capixaba. Várias autoridades, todas com salários altíssimos (em alguns casos, bem maiores do que o teto constitucional) e jornada de trabalho diminuta, reclamam de policiais que recebem dois mil e tantos reais por mês para arriscar a vida. Aos mais pobres, se espera somente a subserviência (“onde já se viu reclamarem de não receber reajuste inflacionário há três anos, pelo menos eles têm trabalho esão pagos todo mês”).
O governador Paulo Hartung, do PMDB, recém chegado do Hospital Sírio-Libanês (quem pagou essa conta?), diz que o estado não tem dinheiro, enquanto seu palácio manda comprar 70 mil reais em queijo.
EX-CONSULTOR – O fato é que o atual governador ficou milionário no período de quatro anos que esteve afastado do governo, dando consultorias (de novo, as “consultorias”) a empresas com grandes interesses no governo. Comprou um apartamento por 48 mil reais e revendeu por milhões, dias depois (“Pagou todos os impostos”, diz o  advogado).
Este mesmo governador ainda desonera, todo ano, R$ 700 milhões de reais para empresas desconhecidas, protegidas pelo sigilo imposto por ele emsmo. Em contrapartida, a arrecadação cai há três anos, mostrando a falácia do argumento de isenção para crescimento das empresas “campeãs”.
O governador ainda ignorou parecer do TCU que apontava sobrepreço de 700 milhões em pedágios cobrados na ponte que liga Vitória e Vila-Velha. E advoga a favor do retorno da operação da Samarco, que matou o Rio Doce, sem ter, até agora, cessado o vazamento nem pago multa alguma.
IRRESPONSABILIDADE – O Espírito Santo foi o primeiro estado a ir correndo para a austeridade e a atender as metas de economia para pagamento da dívida financeira. Esqueceram, no entanto, que governar é gerenciar uma série de dívidas: sociais, ambientais e também financeiras.
Essa priorização completa e irrestrita à dívida financeira, a qual o governador Paulo Hartung diz que é errado renegociar, em detrimento a todas as outras, traz agora um resultado desastroso: mais de 100 mortos, 7 dias de PIB reduzidíssimo no magro mês de fevereiro. Para tudo existe limite.
O pior é que a austeridade é extremamente seletiva, com os luxos da corte “palaciana”, como gostam de chamar, cada vez mais extravagantes. Vencimentos de centena de milhares de reais, Judiciário explodindo o teto orçamentário – tudo que não funciona sendo premiado, com a inflação e muito mais.
MÍDIA SOB CONTROLE -Como o orçamento para a grande mídia também sofreu gordos aumentos, abundam editoriais dizendo que a crise não tem nada a ver com a austeridade. Mas é preciso contar outra. Congele salários por três anos (ou mais) e espere que nada mude. O Espírito Santo de hoje é o Brasil de amanhã. Até porque a mídia busca pintar o governador como herói da austeridade, exemplo a ser seguido, em sua luta contra uma população mal agradecida, irresponsável e ensandecida, composta por criminosos, da qual só ele e seus asseclas se excluem.
Afirma-se que policial fazer greve é contra lei. Mas também é contra lei não ajustar os salários do funcionalismo público pela inflação a cada ano. É contra lei gastar dinheiro público (ou deixar de arrecadar) sem informar o destino. Em tempos de desobediência persistente do poder público, os policiais são somente uns a mais para contribuir para a desobediência, que em breve poderá ser civil e generalizada.
“Trabalhe e confie” que a “Ordem e Progresso” virão – é o que nos ensinaram. No entanto, sem os exemplos vindos de cima, esse lema não passará de uma bandeira demagógica e hipócrita.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Hartung silenciou boa parte da imprensa, mas não consegue calar a internet. Nas redes sociais circula um verdadeiro dossiê do governador com a compilação de várias noticias escandalosas, desmistificando sua aura de grande administrador. (C.N.) 

13 de fevereiro de 2017
Mathias Erdtmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário