"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

RENAN EM SEU LABIRINTO

NOITE LONGA
AFASTADO, RENAN USA RESIDÊNCIA OFICIAL DA PRESIDÊNCIA PARA FAZER REUNIÃO
ELE FAZ REUNIÃO POLÍTICA, ESTA NOITE, NA RESIDÊNCIA OFICIAL

RENAN ESPREITA A CHEGADA DOS ALIADOS QUE CONVOCOU PARA REUNIÃO NA RESIDÊNCIA OFICIAL, ESTA NOITE. (FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO)

Apesar de afastado do cargo nesta segunda (5) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o senador réu Renan Calheiros (PMDB-AL) ainda usa a residência oficial da presidência do Senado para uma reunião política com assessores, consultores e senadores como o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A decisão do ministro Marco Aurélio Mello (STF) pegou a todos de surpresa e teve grande repercussão no fim da noite em Brasília. A reunião desta noite é tida como preparatória para a saída do réu do cargo. Renan foi afastado depois de se tornar réu por peculato (desvio de dinheiro público) por oito votos a três no plenário do STF.

O senador Jorge Viana (PT-AC), primeiro-vice-presidente e substituto imediato de Renan Calheiros., também divulgou nota sobre decisão de ministro do STF: "Acabei de chegar do Acre e, aqui em Brasília, fui surpreendido pela notícia da liminar do Supremo Tribunal Federal. Imediatamente me dirigi à casa do Presidente Renan. A Presidência do Senado tornou pública uma nota, e nós vamos aguardar a notificação oficial. Amanhã teremos reunião da Mesa. Certamente, conversaremos para ver as medidas adequadas que devem ser adotadas", disse Jorge Viana.

Também compareceram à reunião na residência oficial Ciro Nogueira (PP-PI), João Alberto Souza (PMDB-MA); Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Congresso; e Rose de Freitas (PMDB-ES).

Sobre o afastamento, a assessoria se limitou a informar que o senador só irá se pronunciar após ser notificado oficialmente e ter acesso ao inteiro teor da decisão do ministro Marco Aurélio. Clique aqui (botão direito) para ter acesso ao inteiro teor da liminar.



05 de dezembro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário