"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

MINISTRO DO TCU E EX-PRESIDENTE DA CÂMARA SÃO ALVOS DA PF

SÃO ACUSADOS DE CHANTAGEAR EMPREITEIRA NA CPI DA PETROBRAS
VITAL E MAIA SÃO SUSPEITOS DE TEREM NEGOCIADO PROPINAS COM EMPREITEIROS QUE ESTAVAM NA MIRA DA CPI DA PETROBRAS.


A Polícia Federal cumpre nove mandados de busca e apreensão nesta segunda-feira (5) na casa do ministro do Tribunal de Contas da União Vital do Rego e do ex-presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia (PT). As ações ocorrem em Brasília (DF), Canoas (RS), Porto Alegre (RS), Campina Grande (PB) e João Pessoa (PB).


Vital e Maia são suspeitos de terem negociado propinas com empreiteiros que estavam na mira da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, instalada no Congresso em maio de 2014. Naquela época, Vital (PMDB-PB) era o presidente da CPMI, enquanto Maia era o relator, responsável por elaborar um relatório final sobre os trabalhos dos parlamentares.

O ex-presidente da empreiteira OAS Leo Pinheiro declarou, em depoimento de delação premiada, que foi alvo de chantagens dos integrantes da CPI, incluindo seu vice-presidente, senador Gim Argello (PTB-AL). Tanto Vital quanto Gim foram indicados à CPI Mista da Petrobras pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.

De acordo com documento da Procuradoria-Geral da República, a busca e apreensão deflagrada nesta manhã tem como objetivo “coletar elementos probatórios comprobatórios da obstrução dos trabalhos da CPMI da Petrobras, mediante favorecimento de empresários que deixariam de ser convocados a depor”.

As investigações desse caso começaram quando o ex-líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral, revelou, em sua colaboração premiada, que a CPMI da Petrobras foi utilizada para fazer negociatas. O relato do ex-parlamentar petista foi confirmado por outros delatores, como os lobistas Júlio Camargo e Augusto Ribeiro de Mendonça Neto e executivos das empreiteiras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, além de depoimentos de dirigentes da construtora Engevix.

Segundo a PF, os executivos afirmam ter repassado valores superiores a R$ 5 milhões para evitar retaliações e contribuir para campanhas eleitorais.

Esta operação foi batizada de "Deflexão" e faz referência ao verbo defletir, que significa provocar mudança ou alteração no posicionamento normal de algo. Uma alusão ao fato de que, mediante propina, empreiteiros investigados passaram à condição de blindados de uma eventual responsabilização.


05 de dezembro de 2016
Elijonas Maia
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário