"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

DEPUTADO RELATA COMO FOI ASSEDIADO PARA VOTAR A FAVOR DE DILMA



http://blogs.gazetaonline.com.br/victorhugo/wp-content/uploads/sites/22/evair.jpg
Ex-líder do PV mostra como funciona o “balcão de negócios”


















Um dos parlamentares contrários à permanência da presidente Dilma Rousseff no comando do país, o deputado Evair de Melo (PV-ES), disse que foi procurado por emissários do governo nesta semana e que recebeu deles vantagens na administração federal em troca de apoio para barrar o processo de impeachment da petista. À Folha, o deputado contou que o “balcão de negócios” foi aberto assim que o PMDB decidiu romper com Dilma, na semana passada. Desde então, o governo iniciou a reorganização de sua base de apoio na Câmara, ao montar uma operação chamada de repactuação pelo ministro Jaques Wagner (Gabinete Pessoal).
Segundo Melo, interlocutores do governo o procuraram inicialmente porque ele estava na liderança interina do partido. Como o PV, que tem sete deputados, fechou posição pelo apoio ao impeachment, Melo começou então a ser procurado individualmente por emissários que o sondaram sobre sua intenção de negociar com o governo.
NOTA DO PLANALTO
Em nota, o Palácio do Planalto diz “desconhecer qualquer iniciativa nesse sentido”. “Nenhum funcionário ou parlamentar está autorizado a negociar nada que diga respeito às pretensas informações obtidas pela reportagem”, diz o comunicado.
Vice-líder do governo na Câmara, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) afirmou desconhecer as acusações e repetiu o argumento de que ninguém está “autorizado a fazer diálogos que não sejam republicanos, que não possam ser publicados no jornal”, disse.
Evair de Melo foi o primeiro a falar nas discussões iniciadas sexta-feira na Comissão do Impeachment na Câmara.
“A denúncia apresentada contra a presidente mostrou-se apenas a ponta de um iceberg monstruoso, gigantesco, para não dizer vergonhoso dos porões da política brasileira. […] Dizer que não é crime, é querer brincar com a hora dos brasileiros”, disse durante a reunião.
###
Folha – Como representantes do governo entraram em contato com o sr. e fizeram ofertas?
– Desde a semana passada, quando eu estava ainda na liderança do partido e fui confirmado como titular da comissão do impeachment, eu fui procurado por parlamentares e pessoas ligadas ao governo para que realmente pudesse analisar, após a saída do PMDB, a ida do PV para a base do governo. Foram oferecidos cargos, ministérios e outras facilidades. Isso foi oferecido na condição de líder e como membro da comissão. Isso foi mais agressivo na semana passada, e nesta semana eu também confirmo que fui procurado por diversos interlocutores, volto a dizer, por parlamentares e ocupantes no Executivo, o tempo todo insinuando essa hipótese de termos facilidades no governo, rediscutir cargos, rediscutir a ocupação de posição. Nesta semana não foi mais do ponto de vista partidário, foi do ponto de vista individual. Mas continuou esse assédio em cima de nós, para que pudéssemos avaliar, com carinho, até na última hora. A agenda ainda continua em aberto. [O governo] Quer nos oferecer vantagens para que possamos mudar de voto e votar contra o processo.
Quem entrou em contato com o sr.?
Prefiro não envolver terceiros.
Quando o sr. fala em vantagens, recebeu também a oferta de dinheiro para uso pessoal?
Não, me ofereceram cargos e a liberação de emendas. Não é dinheiro extra. A mim, no caso, é [a promessa] de honrar os compromissos de emendas. Há muita especulação de que há deputados empenhando emendas em valores muito superiores ao normal. Não é um pouco mais, é muito mais. Então, especula-se entre os deputados que os que ora estão se manifestando contra o processo de impeachment vão ser atendidos no mesmo nível. Entende-se que os deputados que tiverem manifestado como base do governo terão esse mesmo atendimento, além da oferta de cargos e outras vantagens no governo.
Em algum momento o sr. sentiu que essas pessoas estariam também oferecendo dinheiro extra, de uma forma mais direta?
A mim não aconteceu isso. Mas ouvi de outros parlamentares que realmente, em algum momento, algum deputado foi assediado com recurso financeiro.

11 de abril de 2016
Mariana Haubert
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário