"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

BRASIL PRECISA APRENDER O QUE DEU CERTO NOS OUTROS PAÍSES



Charge do Sponholz (notem o “seu Madruga” na camiseta…)

















Infelizmente o último governo antes do PT, a gestão do PSDB (1995 – 2002), com suas privatizações para multinacionais, com desregulações do setor financeiro, por ter assinado o infeliz Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, por ter trazido aqui para dentro, em troco de nada, bancos internacionais como o HSBC, Santander etc., ao invés de criar mais grandes bancos nacionais, e por ter operado com câmbio muito sobrevalorizado, o que nos desindustrializou, erro que o PT também cometeu, enfim, por seguir uma política muito desnacionalizante, quebrando o país três vezes e indo ao FMI, o governo do PSDB perdeu a poderosa bandeira do nacionalismo, que o PT, com todos os seus defeitos, defendeu melhor. Queimou-se muito o PSDB-PFL(DEM) e por isso a aliança política paga um preço alto até hoje.
A oposição atual é fraca e o PT e o presidente Lula, a meu ver, ainda não estão “politicamente mortos”, como se apregoa.
Acho que, mais do que um país justo ou rico, queremos um grande país de classe média, com todas as famílias tendo casas próprias, automóveis e renda para sustentar e levar três filhos até a universidade, sem dívidas. Um bom padrão de vida, para que cada um dos jovens, através de seu estudo/trabalho/esforço, tenha oportunidade de desenvolver o total de sua potencialidade e acumular capital para a velhice. Um país onde cada geração possa ter expectativa de um padrão de vida mais alto do que a anterior.
CAPITALISMO REGULADO
O mundo nos mostra que isso só é possível num sistema capitalista bem regulado, em que se produza com eficiência e onde se tenham liberdades individuais, como na Noruega, Suécia, Inglaterra, Alemanha, França, Austrália, Canadá, Países Baixos, EUA, Israel… onde o grosso de suas empresas é formado de indústrias com matriz no país.
E o caminho obrigatoriamente passa por cuidar muito bem de nossas crianças, a começar com as mais pobres via CIEPs de dois turnos (nutrição- instrução- esportes),  ao estilo de Leonel Brizola (PDT) e também de Carlos Lacerda (UDN), com o programa educacional de seu estupendo governo no Estado da Guanabara “Nenhuma Criança sem Escola”, tendo no primeiro ano usado três turnos,  mas o ideal é o CIEP de Brizola, que nisso estava certíssimo.
As crianças brasileiras, principalmente as mais pobres, devem ser a menina dos olhos de qualquer programa de governo. Os judeus (hoje, israelenses) nos mostram a verdade disso há 5.776 anos.

11 de abril de 2016
Flávio José Bortolotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário