"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de dezembro de 2015

CONTRA O IMPEACHMENT, DILMA APOSTA NO TAPETÃO

Numa ação coordenada, a presidente da República, o presidente do Senado, o Procurador Geral da República e o Advogado Geral da União despacharam para o Supremo Tribunal Federal (STF) manifestações contra o processo de impeachment em curso na Câmara dos Deputados.

Dilma pede a anulação do processo porque teria direito à defesa prévia, e sustenta que a aprovação do impeachment pela Câmara não vincula decisão do Senado.

- Somente uma pessoa que vivesse em estado de alienação acerca do que o país está a testemunhar nos últimos dias poderia dizer que não traz nenhum prejuízo para o denunciado e para o próprio país a decisão de recebimento da denúncia e a sua consequente leitura no Plenário da Câmara – escreveu Dilma.

A lei atual do impeachment não manda que o presidente tenha direito a se defender antes da aceitação do pedido pelo presidente da Câmara.

Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado e envolvido na roubalheira da Petrobras, enviou um ofício ao STF onde declara que, se a Câmara decidir pela abertura do processo de impeachment, o Senado poderá arquivar o caso depois.

A lei atual não deixa isso claro. Mas a pretensão de Renan poderá ser acolhida pelo ministro Edson Fachin, relator do caso no STF.

- Eventual decisão da Câmara dos Deputados pela admissibilidade do processamento do impeachment – de caráter essencialmente político, como sublinhado pelo acórdão do STF – em nada condiciona ou vincula o exame do recebimento ou não da denúncia popular pelo Senado Federal, visto que essa etapa já se insere no conceito de ‘processamento’ referido na Constituição, de competência privativa do Senado - diz o ofício.

As manifestações do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, reforçam o ponto de vista defendido por Renan.

Janot também defendeu a anulação da votação secreta ocorrida na terça-feira, em que a Câmara elegeu uma maioria oposicionista para compor a comissão que vai analisar o processo de impeachment. Argumentou que a Constituição não permite o sigilo nessa votação. A esperança do governo é que, numa votação aberta, ao expor os deputados, haja menos traições.

Essas e outras questões serão decididas na próxima quarta pelo STF. Para o bem ou para o mal, deverá ser uma sessão histórica.

Em minoria na Câmara, com a popularidade baixa, Dilma tenta barrar o processo de impeachment antes de ele chegar ao Senado. Para ser julgada ali, conforme a lei, ela terá de se afastar muito antes do cargo de presidente. Estará, pois, mais debilitada ainda.



12 de dezembro de 2015
Ricardo Noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário