Na entrevista que concedeu ontem ao jornalista Roberto d’Ávila, na Globonews, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou os telespectadores com a sensação de que parou no tempo e está incapacitado de perceber e avaliar a realidade como ela é. Pode ser um comportamento autista, pode ser mero cinismo.
Para Lula, o Brasil está uma maravilha. Não lhe interessa se nos últimos cinco anos temos nos afundado num lamaçal econômico e social. Não lhe interessa, também, qualquer conversa sobre mensalão, petrolão, eletrolão, bndesão e todos os demais sugadouros “ão” instalados pelo PT e aliados no universo das empresas estatais,
Não lhe interessa saber se o país está se desindustrializando, com desemprego e inadimplência em escalada, se só faz alianças com países fracassados, se está com as contas públicas arruinadas. Talvez seja o muito dinheiro que sua empresa de palestras e outras aparições (criada em 2011) movimentou nesses quatro anos: R$53 milhões.
Sob a perspectiva de seus interesses, é óbvio que o Brasil está lindo e que a presidente Dilma é extraordinariamente competente. Ele não disse, mas quanto mais capengar Dilma, melhor para ele, pois ao se acentuar sua influência sobre ela, melhor para Lula, mais gente terá interesse em contratá-lo para palestrar para saber o que está acontecendo no País.
19 de novembro de 2015
Editorial, diário do poder
Nenhum comentário:
Postar um comentário