"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PROCURADOR TEM QUE PROCURAR, DE PREFERÊNCIA A VERDADE DOS FATOS...

Janot esqueceu que cabe ao procurador procurar a verdade em vez de procurar escondê-la

O acordo que garantiu a Rodrigo Janot mais dois anos no emprego começou a ser revogado pela maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral. 
Janot foi longe demais. Para afastar Dilma Rousseff do pântano, o procurador-geral da República fez mais que arquivar as investigações solicitadas por Gilmar Mendes sobre ocorrências no mínimo estranhas registradas na campanha presidencial. 
No parecer em que tenta justificar o injustificável, ele resolveu ensinar ao país e ao mundo que a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral não devem intrometer-se em crimes eleitorais que possam encurtar o segundo mandato da parceira. 
Com o apoio de três colegas do TSE, Gilmar Mendes reapresentou o pedido que traz embutido o recado: cabe a um procurador procurar a verdade em vez de procurar escondê-la.

02 de setembro de 2015
Augusto Nunes, Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário