"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

GOVERNO FALA EM REFORMA ADMINISTRATIVA SEM SABER O QUE ISSO SIGNIFICA


A equipe econômica do governo Dilma Rousseff, na impossibilidade de reimplantar a CPMF, sob novo codinome, agora fala vagamente em reforma administrativa que incluiria a venda de imóveis da União.
Atualmente, rotula-se de “reforma administrativa” qualquer tipo de ação administrativa para correção de rumos, métodos ou procedimentos burocráticos. Mas esta denominação é inadequada e errada. Por exemplo, reduzir o número de ministérios e secretarias, por meio de uma reestruturação organizacional, não pode ser chamado de reforma.
A única e verdadeira Reforma Administrativa ocorrida no Brasil, realizada pelo então ministro Hélio Beltrão, consolidada no Decreto-Lei nº 200, de 1967.
O resto, de lá para cá, foram arremedos mal feitos e capengas de reestruturação organizacional.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A esse respeito, é bom conferir a opinião do jurista Jorge Béja: “FHC foi outro que alienou o patrimônio público quando era seu dever preservá-lo. E aonde foi parar o dinheiro? Para que serviu e em que foi empregado? Mas vejam bem, licitar a exploração da telefonia e outros direitos cuja titularidade era do poder público, é uma coisa. Vender bens imóveis (terras e edificações), como anunciaram os dois ministros Levy e Barbosa, é outra coisa, grave e danosa”, advertiu Béja. (C.N.)

02 de setembro de 2015
Mário Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário