"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

DILMA É VISTA COMO UM MISTO DE COLLOR E SARNEY



Não há como as pessoas comuns dissociarem o governo da roubalheira da Petrobras. O entendimento é de que Dilma e o PT transformaram o governo em um balcão de negócios no qual o único beneficiado foi o partido da presidente. Enquanto isso, as escolas estão sucateadas, a saúde não atende às necessidades básicas da população e a segurança pública é uma piada.
Nas ruas, Dilma está sendo vista como um misto de Collor de Mello, deposto por ter montado no governo um brutal esquema de corrupção, com José Sarney, que traiu os eleitores ao liberar os preços retidos pelo Plano Cruzado logo depois das eleições que fizeram de seu partido, o PMDB, o grande vencedor da disputa. A partir daí, Sarney se tornou um morto-vivo, tendo de se render às chantagens políticas para se manter no cargo, e o país mergulhou de vez na hiperinflação.
Dilma está tão próxima de Collor, que, neste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) terá queda superior a 2%, a maior desde 1990, quando a economia tombou 4%, devido à desastrosa política de confisco da caderneta de poupança.
IMPEACHMENT
É possível que a petista, como o atual senador alagoano, venha a ser afastada do poder por meio do impeachment. Mesmo que isso não aconteça e que ela não renuncie, não há como esperar a recuperação do país. Mantida no Planalto, Dilma sangrará e o Brasil ficará condenado a ter mais uma década perdida.

02 de setembro de 2015
Vicente Nunes
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário