"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 20 de setembro de 2015

ARTISTAS DE RUA E A MEMÓRIA REFEITA NAS RUAS

Artistas de rua retratam a crise de refugiados na Europa


Ouvir o texto

A Europa vive atualmente uma grave crise de refugiados e migrantes, a qual ganha traços de tragédia humanitária à medida em que centenas de pessoas morrem em naufrágios no Mediterrâneo ou, quando sobrevivem, são barradas em fronteiras de países da região.
Artistas de rua têm confeccionado obras para expor criticamente as políticas migratórias das autoridades europeias e para chamar a atenção das pessoas para essa situação. Conheça abaixo algumas obras selecionadas pela Folha.
*

1. Banksy

Toby Melville - 20.ago.2015/Reuters e Luciana Dyniewicz/Folhapress
Instalação de Banksy retrata navios de patrulha perseguindo barcos lotados de refugiados
Banksy, célebre artista do Reino Unido cuja identidade é um mistério, confeccionou uma instalação que reproduz barcos de refugiados em lago e um navio de patrulha. É possível pilotar, com uma direção, a patrulha que persegue e atira nas embarcações de miseráveis.
A obra fica em seu recém-inaugurado parque de diversões macabro Dismaland, em Weston-super-Mare, no Reino Unido.
-

2. Blu

Reprodução/blublu.org e Reprodução/blublu.org
Mural produzido pelo artista italiano Blu em 2012 na cidade espanhola de Melilla, no Marrocos
O artista italiano Blu pintou em 2012 um mural que retrata a bandeira da União Europeia como se fosse uma cerca de arame farpado. Fora da área isolada, uma multidão de refugiados e migrantes se espreme.
A cidade escolhida para a confecção da obra é simbólica. Melilla é um enclave espanhol no Marrocos, onde as autoridades ergueram cercas para afastar imigrantes.
-

3. Aylan Kurdi em Sorocaba

Nelson Almeida - 6.set.2015/AFP
A man walks by a graffiti depicting Aylan Kurdi, also known as Aylan Shenu, a Syrian three-year-old boy whose drowning off a Turkish beach, in Sorocaba, some 90 km from Sao Paulo, Brazil, on September 6, 2015. AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA ORG XMIT: SAO008
Grafite em Sorocaba reproduz imagem do corpo do refugiado sírio Aylan Kurdi, 3
A chocante imagem do refugiado sírio Aylan Kurdi, 3, que morreu afogado ao tentar chegar com sua família à Europa, foi parar em um muro na cidade de Sorocaba, a 90 quilômetros de São Paulo.
O corpo do menino, registrado em uma praia na Turquia pela fotógrafa Nilüfer Demir, tornou-se símbolo da crise de refugiados.
-

4. Minirrefugiados

Reprodução/movingpeople.nu e Reprodução/movingpeople.nu
Projeto #MovingPeople ("#PessoasEmMovimento", em tradução livre) espalha miniaturas em 3D de refugiados por cidades da Holanda
Um grupo de artistas do projeto #MovingPeople ("#PessoasEmMovimento" ou "#ComovendoPessoas", em tradução livre) começou neste mês a espalhar mais de 10 mil miniaturas em 3D de refugiados pelas cidades de Amsterdã e Haia, na Holanda.
As pequenas estátuas foram confeccionadas com base em dez modelos reais e buscam retratar os refugiados de forma humanizada. As histórias reais dos refugiados retratados nas esculturas podem ser lidas no site do projeto, em inglês e holandês.
-

5. Mare Nostrum

Foto e ilustração de Skjelland & Fjellheim/Reprodução/nobelpeacecenter.org
Foto e ilustração de Skjelland & Fjellheim/Reprodução: nobelpeacecenter.orgLegenda: Mural Mare Nostrum ("Nosso Oceano", em tradução livre) é exposto ao lado de fora do Centro Nobel da Paz em Oslo, na Noruega
Mural Mare Nostrum ("Nosso Mar", em tradução livre) é exposto do lado de fora do Centro Nobel da Paz em Oslo, na Noruega
O muro do Centro Nobel da Paz em Oslo, na Noruega, abriga atualmente um mural de 60 metros confeccionado pelas artistas Torunn Skjelland e Vidgis Fjelheim que retrata a crise de refugiados e migrantes na Europa.
A obra, chamada "Mare Nostrum" ("Nosso Mar", em tradução livre), tenta captar a atenção das milhares de pessoas que transitam diariamente pelo local. No vídeo abaixo, as artistas ressaltam que é simbólica a localização do mural, próxima à costa, "no mesmo oceano onde catástrofes estão acontecendo todos os dias".

20 de setembro de 2015
folha de são paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário