"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

TITICA DE GATO QUANTO MAIS SE MEXE, MAIS FEDE...

CORRUPÇÃO DEU PREJUÍZOS BILIONÁRIOS AOS FUNDOS DE PENSÃO



O presidente da Adcap (Associação dos Profissionais dos Correios), Luiz Alberto Barreto, acusou nesta quinta-feira (20) a empresa pública federal de ter sido omissa em relação às aplicações feitas pelo seu fundo de pensão, o Postalis. 
Em sessão da CPI dos Fundos de Pensão da Câmara dos Deputados, o dirigente da entidade criticou o que chamou de aplicações “sem sentido” feitas pelo fundo de pensão, que contribuíram, segundo ele, para gerar um deficit que chegou a R$ 5,6 bilhões no final do ano passado.
“O Postalis preferiu muitas vezes operações com empresas novas, com patrimônio supervalorizado ou endividadas e sem garantias sólidas, em vez de adquirir os títulos públicos que são mais seguros”, afirmou.
Como exemplo, ele citou investimentos milionários feitos em 2012 pelo fundo de pensão no banco BVA. Segundo ele, as aplicações financeiras foram feitas em agosto e setembro e, em outubro, o Banco Central realizou intervenção no banco, com posterior decretação de liquidação extrajudicial.
“O suposto conluio formado por empresários, dirigentes e instituições financeiras para se apropriarem das nossas aposentadorias precisa ser desbarato”, disse.
O dirigente da entidade também afirmou que relatórios produzidos por técnicos da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), responsável pela supervisão e fiscalização dos fundos de pensão, não são levados adiante por “questões políticas”.
QUESTÕES POLÍTICAS
“Os políticos têm de entender que as empresas públicas não são do governo de plantão. Entra governo e sai governo e cada um coloca a sua turma e age como se aquilo fosse seu”, criticou.
Ele afirmou também que tem sido alvo de ameaças anônimas, uma delas feita antes de um depoimento na Câmara dos Deputados.
“Na última audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor, feita na Câmara dos Deputados, um homem passou por mim na rua e disse: ‘Cuidado com o que você falará, que você tem vida'”, disse.
Segundo ele, a gestão do atual diretor-presidente da Postalis , Antonio Carlos Conquista, é “conturbada” e apresentou problemas no passado.
A audiência de entidades de servidores e pensionistas faz parte da primeira fase de apuração da CPI dos Fundos de Pensão.
2003 A 2015
Na semana que vem, os deputados federais pretendem ouvir os gestores dos conselhos executivos, fiscais e deliberativos dos quatro principais fundos de pensão federais do país.
A comissão de inquérito, tem como objetivo investigar indícios de aplicação incorreta de recursos e de manipulação na gestão de fundos de previdência complementar.
A apuração se estenderá de 2003 a 2015, durante os governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da presidente Dilma Rousseff (PT).

20 de agosto de 2015
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário