"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

JANOT AGORA PROMETE ATACAR CRIMES DO COLARINHO BRANCO



Janot diz que a elite do crime dificilmente é apanhada
O procurador geral da República, Rodrigo Janot, defende que a Polícia Federal e o Ministério Público precisam reformular seus métodos de investigação para combater a “elite do crime”, que atua de forma sofisticada e informatizada, ligada a grupos com elevado viés econômico e político.
Para o procurador-geral, os sistemas de investigação dos órgãos se mostram “esgotados” diante da “escalada exponencial de uma criminalidade cada vez mais complexa”.
“O sistema de investigação contemporâneo precisa preocupar-se com a utilização da propriedade que produz milionários sobre determinadas circunstâncias. É necessário mudar o viés, primar por uma investigação que seja eficiente para neutralizar não só o solitário social outrossim o criminoso do colarinho branco”, afirmou o procurador-geral durante um seminário de procuradores, em Brasília, para discutir investigação de crimes de corrupção e econômicos.
Segundo Janot, é preciso fortalecer ações de cooperação entre os mais diversos órgãos e ainda criar mecanismo para fortalecer, melhorar o desempenho das investigações, com investimento em tecnologia para estruturação e coleta de dados e informações.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Janot teve bastante tempo à frente da Procuradoria-Geral da República, nada impedia que dedicasse parte de seu expediente para melhorar o combate aos crimes do colarinho branco. Agora, querendo se eternizar na estratégica função, descobriu essa novidade. Às vezes penso que ele é um gozador, que sonha em fazer uma stand up comedy só com esse tripo de piada sem a menor graça. (C.N.)

20 de agosto de 2015
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário