"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

PROCURADORA DA ASSEMBLÉIA DO RIO GRANDE DO NORTE É PRESA

RITA É ACUSADA DE SACAR SALÁRIOS DE FUNCIONÁRIOS FANTASMAS

RITA É ACUSADA DE SACAR SALÁRIOS DE FUNCIONÁRIOS FANTASMAS

Foi presa na manhã desta quinta-feira, 20, a procuradora-geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Rita das Mercês Reinaldo. Ela é acusada de integrar um esquema de inclusão de servidores fantasmas na folha de pessoal da Assembleia, no qual os salários eram sacados por terceiros ou por ela própria, uma fraude que pode chegar a R$ 5,5 milhões.

A denúncia veio a público com a deflagração, nesta quinta, da operação do Ministério Público Estadual chamada de "Dama de Espadas", nome que faz referência ao poder da procuradora-geral de incluir nomes na folha de pagamento da Assembleia.

Segundo nota divulgada pelo Ministério Público Estadual, Rita das Mercês integrava um esquema com suposto desvio de R$ 5,5 milhões. De acordo o MP, servidores públicos da Assembleia, com o auxílio de um gerente do banco Santander, utilizavam cheques-salário para desviar os recursos em benefício próprio ou de terceiros. Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 8ª Vara Criminal de Natal.

Ao todo, 17 promotores de Justiça e cerca de 60 policiais militares participam dos trabalhos, que acontecem em Natal e nos municípios de Santa Cruz e Areia, na Paraíba.

Ainda no comunicado do Ministério Público, os principais investigados, além de Rita das Mercês, são Marlúcia Maciel Ramos de Oliveira (coordenadora Núcleo de Administração e Pagamento de Pessoal - NAPP), Rodrigo Marinho Nogueira Fernandes (servidor da AL), José de Pádua Martins de Oliveira (coordenador do setor de Cerimonial e ex-marido de Rita das Mercês), Oswaldo Ananias Pereira Júnior (gerente-geral da agência do Banco Santander na AL), além de Ana Paula Macedo de Moura, que atuava como assessora direta de Rita das Mercês. (AE)



NOTA AO PÉ DO TEXTO

Estamos vivendo a síndrome das apurações criminosas contra o Estado. É como eu digo: titica de gato, quanto mais se mexe, mais fede. Pipoca em todo o país, denúncias de corrupção dos mais variados naipes. Um verdadeiro festival de crimes que desfiguram a vida pública nacional, estão sendo varridos de sob o tapete. Afeta partidos, políticos e gera aquele descrédito e desconfiança nas atividades políticas e suas instituições. É fácil apurar... Saia por aí perguntando aos passantes, mesmo aqueles com mais cara de crédulo: cite o nome de um político decente. Ou: você acredita nos partidos políticos? Ou: você está satisfeito com o andamento da política no Brasil? Ou qualquer outra pergunta que siga pelo caminho de apurar o interesse do eleitor em partidos e políticos. Salvo fanáticos e caolhos, acredito que, ou o passante faz cara de paisagem, ou dirá um sonoro NÃO! Ou poderá pensar que está sendo vítima de alguma 'pegadinha'...

20 de agosto de 2015
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário