"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

QUEM SERÁ O PRÓXIMO?



(Valor Econômico) O PT anuncia hoje o novo tesoureiro do partido, em meio a dificuldades para definir o sucessor de João Vaccari Neto, preso na quarta-feira. O nome será submetido a petistas na reunião do Diretório Nacional. Dirigentes do partido resistem em assumir a função, depois que os ex-tesoureiros Delúbio Soares e Vaccari foram presos, acusados de operar esquemas de corrupção.

Ontem, a Executiva reuniu-se em São Paulo por mais de três horas e não chegou a um consenso. A discussão continuou durante toda a tarde e noite, em reunião do grupo majoritário da legenda, reunido na chapa Para Mudar o Brasil, que manterá o comando das finanças partidárias.

O comando petista enfrenta dificuldades para encontrar um nome disposto a assumir a função, em meio à grave crise enfrentada pelo PT, e que não tenha problemas na Justiça. A escolha já havia sido tratada pelo presidente nacional do partido, Rui Falcão, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia da prisão de Vaccari.

A segunda maior tendência dentro do PT, a Mensagem, do ex-governador Tarso Genro e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defenderá hoje na reunião do diretório que o partido deixe de receber doações de empresas. O grupo majoritário, no entanto, resiste à proposta, sob a alegação de que a legenda precisa saldar dívidas de campanhas eleitorais.

A Mensagem insistirá também que sejam afastados de cargos de lideranças os petistas investigados pela Justiça, situação em que se encontra o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) Outra proposta do grupo é que seja criada uma comissão para ouvir todos os petistas citados na operação Lava-Jato, como os ex-ministros da Casa Civil, José Dirceu e Antonio Palocci, que ocuparam as pastas nos governos de Lula e da presidente Dilma Rousseff.

Ontem, depois da reunião da Executiva, petistas mantiveram a defesa de João Vaccari e criticaram a atuação do juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato. O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), afirmou que a prisão do ex-tesoureiro não gera constrangimento ao partido. Sibá disse que o afastamento do petista do comando do caixa partidário, no mesmo dia em que foi preso, foi uma questão "de foro íntimo".

O parlamentar do Acre acusou Moro de ser parcial em suas decisões e disse que o juiz não respeita a Constituição. "O juiz Sergio Moro transborda suas competências, aquilo que é constitucional. Não respeita mais a Constituição. É arbitrário e político o que ele está fazendo", afirmou.

17 de abril de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário