"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

MEMÓRIA CURTÍSSIMA


 

Em sua mensagem ao Congresso Nacional, lida - receio da exposição? - pelo primeiro secretário da instituição, Beto Mansur (PRB-SP), a Presidente Dilma enfatiza a necessidade de reequilibrar o quadro fiscal do Brasil, completamente esfacelado, no limite, conforme explicitado na alocução, e que chegou, segundo o mesmo texto, à presente situação em decorrência da conjuntura internacional, ligada à diminuição do rimo de crescimento da China e do Japão, agravada pelo cenário climático interno.

Esqueceu-se, no entanto, de acrescentar que o atual estado das contas do país, deplorável, aliado ao baixo crescimento econômico, atingiu seu auge ao fim de 12 anos de governo petista, superlativado com os custos associados à sua reeleição, bancados pelo Executivo e que não conheceram limites financeiros nem éticos e ainda que, quanto às fatalidades climáticas, seu governo foi em grande parte responsável pela tragédia que vinha sendo anunciada mas ignorada e até agravada pela mensagem demagógica por ela bradada em 2013, quando anunciou, através de medida irresponsável, a redução nos preços da energia ao consumidor eleitor. 

Nada como governar uma sociedade de memória curtíssima, não é verdade, Presidente?

06 de fevereiro de 2015
Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário