"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

APESAR DE TUDO, O PROCESSO DEMOCRÁTICO AVANÇA NO BRASIL. (OU POR CAUSA DE TUDO...)

 



A ditadura civil sob o comando de Vargas e a ditadura do ciclo de 21 anos do militarismo deram certo? O Brasil avançou, as desigualdades sociais diminuíram? Golpes de Estado provocam mais atraso. A democracia representativa é a melhor saída para vencermos todas as dificuldades. O processo é demorado, contudo segue avançando. Quem poderia imaginar, tempos atrás, que empreiteiras e seus executivos seriam denunciados e presos? Nem no governo militar isso ocorreu. Só prendiam quem tinha simpatia por Marx, pela Rússia, pelo Maoísmo e filiados ao Partido Comunista Brasileiro.

Poderíamos nós, na metade do século passado até seu final, prever que ministros, deputados e banqueiros seriam julgados e condenados pelo STF e ainda assistir ao vivo e a cores o julgamento pelas telas da TV ao vivo?

O fato de estarmos criticando, comentando e discordando atesta a assertiva de que a democracia é a melhor saída para o avanço da sociedade. A liberdade de imprensa e a livre manifestação do povo nas ruas é uma das maiores conquistas da sociedade. Não podemos perder esse direito. Na eventualidade de um golpe, tudo isso acaba e começa o período obscurantista. Tenho até medo de pensar nessa possibilidade.

Creio firmemente, que o Brasil está caminhando para uma sociedade mais participativa, apesar da última eleição, na qual o Congresso ficou mais conservador do que o que se encerra. O povo nada pode esperar dos membros do Legislativo, que nos últimos tempos só tem pensado no seu próprio umbigo. O povo tem que aprender a influir no processo histórico e pensar menos, que alguém com poder messiânico possa melhorar a sua vida.

O messiânico e seu grupo dão de ombros para o povo, enquanto faz crescer a conta bancária nos paraísos fiscais. O povo está aprendendo como o jogo é jogado e isso é de uma importância fundamental. Ninguém poderá dizer que foi enganado depois de tantas informações a disposição da sociedade, todos os dias nos canais de TV e nos jornais.
Viva a democracia e abaixo as soluções autoritárias.

03 de fevereiro de 2015
Roberto Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário