"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

PETROBRAS DERRUBA GRAÇA FOSTER. QUEM SERÁ O NOVO PRESIDENTE DA PETROBRAS?



 
Os rumores de que a presidente da Petrobras, Graça Foster, deixaria o cargo nesta terça-feira fizeram com que as ações preferenciais da estatal na Bolsa de Valores de São Paulo subissem 9,7% às 11h40. Já as ordinárias operavam em alta de 8,63%.
A Presidência da República, contudo, negou oficialmente a notícia da demissão de Graça. O desmentido surge após o jornalFolha de S. Paulo informar que a chefe da estatal já foi informada sobre sua saída, e partiu da Secretaria de Comunicação do Planalto. 
 
A pressão pela queda de Graça Foster cresceu após a divulgação do balanço de 2014 da companhia. A estimativa feita pela própria Petrobras é de que 88 bilhões de reais tenham sido desperdiçados em propina e superfaturamento. 
A queda da comandante da estatal é defendida também por petistas – sobretudo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem criticado Graça abertamente.
 
A situação ficou mais complicada porque a divulgação da estimativa de perda de 88 bilhões de reais deixou Dilma extremamente irritada.
"Graça está querendo sair há algum tempo, está cansada e desgastada emocionalmente com toda a pressão que vem sofrendo desde o ano passado. Ela só estava aguentando a bronca porque Dilma a queria lá.
O perfil dela é técnico, não político. Ela nunca foi preparada para enfrentar uma crise como essa", afirmou um político da alta cúpula petista a quem Graça fez confidências. "Lula já não pode ouvir falar de Graça", completa a fonte, que avalia o balanço divulgado como um "desastre de comunicação".
Ao tomar conhecimento dos números, Dilma teria externado sua insatisfação em um duro telefonema para Graça – e a partir de então, passou a reavaliar a manutenção da amiga no cargo.
 
A presidente Dilma Rousseff, que é ligada ao setor energético e já presidiu o conselho de administração da Petrobras, sempre relutou em demitir Graça Foster. "Ela tem méritos inequívocos", afirmou Dilma em agosto, ainda em período eleitoral.
Já reeleita, no fim de dezembro, a presidente da República manteve sua posição: elogiou a "seriedade e lisura" de Graça Foster para, em seguida, questionar os que pediam a demissão da chefe da Petrobras:
"Quais interesses estão por trás disso? A quem interessa tirar a Graça?".
 
03 de fevereiro de 2015
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário