"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 12 de março de 2014

PT DO AMAPÁ NÃO QUER APOIAR REELEIÇÃO DE SARNEY PARA O SENADO

 


O jornalista Marcelo de Moraes informa em seu Blog, no “Estado de São Paulo”, que o deputado estadual José Banha, presidente estadual do PT no Amapá, anuncia que o partido pretende lançar o nome  da vice-governadora Dora Nascimento como candidata ao Senado, nas próximas eleições, em vez de Sarney.

Apesar de ser senador pelo Amapá há 24 anos, o ex-presidente Sarney é  criticado por ser muito mais ligado ao Maranhão, do que ao Estado que lhe dá uma cadeira no Congresso.

A importância de José Sarney faz com que a questão do Amapá ganhe impacto nacional, pois, inegavelmente, ele é um dos principais nomes do PMDB e sempre foi aliado do Governo petista. Mas agora o diretório do PT do Amapá pretende acabar com esta parceria.

COMPLEXIDADE

O desafio de PT e PMDB para acertarem alianças regionais é muito mais complexo do que parece. As divergências se espalharam por todo o Brasil e afetam diretamente a candidatura de políticos peso pesados. No Amapá, o PT local é contra o apoio à reeleição do senador José Sarney , para mais um mandato no Senado. A candidatura  da vice-governadora Dora Nascimento diminuiria sensivelmente as chances de sua reeleição.

“Não é que a gente seja bairrista, mas preferimos muito mais apoiar um candidato que esteja aqui no Amapá”, diz o deputado, assinalando diz que a relação de Sarney com o PT local está muito desgastada e acha que o partido deve aproveitar a oportunidade de eleger um senador petista para a vaga.

“Hoje, Sarney está tão desgastado no Amapá, que qualquer candidato que se lance contra ele vai derrotá-lo”, afirmou. “O PT tem o direito de pleitear essa vaga para o Senado até porque é uma estratégia nacional do Partido aumentar nosso número de representantes no Congresso”.

DIRETÓRIO

Banha afirmou que o partido vai aguardar a reunião do diretório nacional, no próximo dia 20, em Brasília, para decidir o futuro político do PT no Estado. “Não queremos apoiar a reeleição de Sarney para o Senado”.“Achamos que a vice-governadora Dora Nascimento  é  o melhor nome para vencer essa eleição e defendo que seja a candidata”, declarou.

Tanto ele quanto Dora Nascimento reconhecem a importância do projeto nacional de reeleger a presidente Dilma Rousseff. E a vice-governadora afirma estar preparada para a situação que o comando nacional do PT decidir. “Sou dirigente do PT nacional e estou preparada para qualquer missão que meu partido desejar”.

Se o PT nacional barrar a proposta de lançamento da candidatura de Dora ao Senado, não vai significar que o diretório do Amapá apoiará sua campanha à reeleição. “Se isso ocorrer, a Dora será candidata à reeleição como vice-governadora na chapa do governador Camilo Capiberibe  do PSB. O PT não lançará candidato ao Senado mas também não vai apoiar o nome de Sarney nem fazer campanha por ele”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário