"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

CAIXA DE PANDORA

Dilma Rousseff está a caminho da Suíça, onde terá de mentir para os líderes da economia global

dilma_rousseff_381No começo da noite desta quarta-feira (22), a presidente Dilma Rousseff alçou voo rumo a Davos, na Suíça, onde acontece o Fórum Econômico Mundial. Na bagagem presidencial a petista levou as falácias de um governo de incompetentes, que conseguiram a proeza de arruinar a economia brasileira em apenas uma década. Não contentes, os trogloditas da política pretendem permanecer no Palácio do Planalto por mais quatro anos, possivelmente para completar a lambança.

Dilma, a gerentona inoperante, desfilará soberba e truculência diante dos pesos-pesados da economia global, que já sabem em detalhes a real situação do “lanterna” dos chamados países emergentes. Escolhida por Lula para sucedê-lo no poder central na esteira do discurso da “garantia da continuidade”, Dilma terá dificuldades para convencer seus parceiros de debates e conversas acerca da realidade verde-loura. Isso porque a economia da nossa louca Terra de Macunaíma está a um passo do despenhadeiro, mas os palacianos continuam a ater no peito.

Quando a crise internacional de 2008 sinalizou que caminhava na direção do Brasil, o então presidente Lula, abusando do seu messianismo boquirroto, disse que o movimento chegaria ao País como marolinha. Confiar em qualquer declaração de Lula é querer assumir o papel de trouxa, mas muitos apostaram nas falsas profecias do petista e saíram às compras, como se isso pudesse conter os efeitos colaterais da crise.

A crise chegou com força de tsunami e conseguiu destruir muito do que os brasileiros levaram décadas para construir. Isso porque os petistas decidiram usar a própria arrogância para erguer barricadas. O castelo ruiu e o rei está nu, mas no PT sobram herdeiros de Aladim.

Não bastasse ter gazeteado aos bolhões com o embuste da marolinha, Lula afirmou que a crise era coisa de “loiros de olhos azuis”, em clara referência aos norte-americanos. Acontece que desde então o governo dos EUA vem fazendo a lição de casa, o que possibilitou a recuperação da economia norte-americana. Isso só foi possível porque nos Estados Unidos o governo se empenha cada vez mais em oferecer oportunidades de trabalho aos cidadãos, não sem antes qualificar a mão de obra.

Nos Estados Unidos, país que os esquerdistas latino-americanos adoram praguejar, a crise econômica foi resolvida no rastro de uma carga tributária que corresponde a 10% do Produto Interno Bruto. No Brasil, onde a criminosa carga de impostos corresponde a 35% do PIB, a crise não dá sinais de arrefecimento, mas, pelo contrário, avança de forma preocupante.

Dilma chegará a Davos ao amanhecer da quinta-feira (23), mas terá missão árdua, quase impossível: convencer os “players” da economia internacional de que é o Brasil é um porto seguro para investimentos. UEM sabe para os participantes do Fórum Econômico Mundial a presidente brasileira revele o endereço do país de Alice, aquele das maravilhas, que aparece nas caras e mirabolantes propagandas do governo, todas a reboque de efeitos especiais.

22 de janeiro de 2014
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário