"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 21 de março de 2018

NA ONU, 193 DOS 194 PAÍSES DECRETAM PRISÃO EM 1a.OU 2a. INSTÂNCIA, MAS BRASIL...

Resultado de imagem para segunda instancia charges
Charge do Newton Silva (newtonsilva.com)
A reunião no Supremo Tribunal Federal, marcada para a tarde desta terça-feira (dia 20), a pedido do ministro Celso de Mello para discutir a prisão em segunda instância, foi vista como uma espécie de golpe branco, elegante, em cima da presidente do Tribunal, e por isso acabou não acontecendo. A presidente Cármen Lúcia não confirmou presença e não estava disposta a comparecer, então os ministros recuaram.
Ninguém está querendo fazer uma afronta a ela, mas querem demovê-la da ideia de não botar em julgamento nenhuma ação que discuta a tese da segunda instância.
PRISÃO DE LULA – A ministra alega que o assunto foi discutido e decidido há pouco tempo e uma rediscussão daria a sensação à opinião pública de que visa, unicamente, evitar a prisão do ex-presidente Lula. Mas ela deixou claro que um habeas corpus especifico tem prioridade e pode ser colocado, desde que o relator faça o pedido. E o único que existe é habeas do Lula, do qual Edson Facchin é o relator.
Na verdade, ninguém quer assumir a responsabilidade de levar à votação o habeas corpus do Lula, que já foi rejeitado pelo STJ. Na ONU, 193 dos 194 países filiados têm prisão em primeira ou segunda instância.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Excelente e revelador artigo de Merval Pereira, que em poucas linhas deixa claro o golpe para evitar a prisão de Lula. É claro que todos os ministros do Supremo sabem que 193 países da ONU decretam prisão em primeira instância ou, no máximo, em segunda instância, quando se encerra o exame das provas. Seis dos onze ministros, porém, estão pouco ligando para este fato. Para evitar a prisão de Lula, Aécio, Temer, Padilha, Dirceu, Loures, Moreira e muito outros, esses ministros do Supremo são capazes de tudo, inclusive emporcalhar as próprias biografias, como se não tivessem cônjuges, filhos, netos, parentes e amigos que estão acompanhando a indignidade e falta de caráter que eles pretendem demonstrar. (C.N.)


21 de março de 2018
Merval Pereira

O Globo

2 comentários:

  1. Onde está a comprovação desse dado, que não encontro em minhas pesquisas pela Internet, de que 193 países membros da ONU decretam a prisão após a condenação na segunda instância? Será mais uma fake news que todo o mundo está engolindo?

    ResponderExcluir
  2. Prisão a partir da condenação em 2ª instância estará nas medidas ...
    www2.camara.leg.br › Comunicação › Câmara Notícias › Administração Pública
    5 de out de 2016 - A prisão a partir de condenação em segunda instância deverá constar do relatório final da comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa as medidas de combate ... "Dos 194 países da Organização das Nações Unidas (ONU), apenas o Brasil não prendia o condenado em segunda instância.

    ResponderExcluir