"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

REPORTAGEM DA REVISTA VEJA MOSTRA MEANDROS DA RELAÇÃO DE POLÍTICOS E EMPREITEIRAS

BILHETE A HERDEIRO DA OAS MOSTRA USO DO CARGO PÚBLICO EM BENEFÍCIO PRÓPRIO

A revista veja desta semana traz matéria sobre um bilhete, aparentemente inocente, mas que demonstra com clareza como se dá a relação entre políticos e empreiteiras para favorecimento mútuo.

Em menor escala que o conluio para perpetrar o roubo bilionário à Petrobras, a matéria fala de um bilhete de agradecimento pela "ajuda" em um empreendimento no aeroporto de Guarulhos. Confira abaixo.





O que o leitor vê acima é um fac-símile de um bilhete inocente. Nele, a senhora Ana Flávia Pescuma agradece a ajuda recebida de um empresário. Pelo que se depreende do manuscrito, ela estava feliz por ter conseguido abrir uma loja que vende cachorro quente e pão de queijo no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o Cumbica, em São Paulo, o maior do país.

A inocência do bilhete começa a ficar comprometida quando se descobre a identidade da senhora e do empresário. Ela é assessora de longa data do atual chanceler Aloysio Nunes Ferreira, que ocupava uma cadeira de senador na época em que o bilhete foi escrito. O destinatário é o empresário Cesar Mata Pires Filho, herdeiro do fundador da empreiteira OAS, que comandava as operações do grupo.

Diz o bilhete, escrito em papel timbrado do Senado: “Querido Cesar, aqui a foto da Dog Station que já inauguramos em Cumbica. O Fernando Selles [funcionário da empreiteira] é fantástico e tem tentado nos ajudar. Agora estamos batalhando um espaço no embarque, seja nacional ou internacional. Ele nos disse que nosso café e nosso pão de queijo são os melhores do aeroporto. A loja que inauguramos fica no desembarque. Obrigada por sua ajuda!!! Continuo contando com seu apoio. Você é um grande amigo.”


24 de julho de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário