"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 2 de abril de 2017

SOMOS TODOS INOCENTES...

AÉCIO NEVES NEGA DENÚNCIA E PEDE A FACHIN ACESSO À DELAÇÃO DA ODEBRECHT

Resultado de imagem para aecio denunciado charges
Charge do Nani (nanihumor.com)
O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou neste sábado que não tem nenhuma conta no exterior que tenha recebido recursos ilícitos da empresa Odebrecht. Em entrevista coletiva realizada na sede do partido em Brasília, o tucano informou ainda que encaminhará hoje ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, pedido de acesso à integra da delação do ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Junior.
De acordo com reportagem da Revista Veja deste fim de semana, Benedicto Junior afirmou em depoimento que a construtora fez depósitos para o Aécio, numa conta de Nova York operada por sua irmã, Andrea Neves. Conhecido como BJ, Benedicto é um dos 78 executivos da empreiteira a firmar acordo de delação premiada com a Justiça.
PEDIDO A FACHIN – “A afirmação é falsa, irresponsável, criminosa, porque isso não existe nem em Nova York, nem em outra parte dos Estados Unidos, nem em qualquer outra parte do mundo”, afirmou Aécio, acompanhado dos advogados Carlos Velloso e Aristide Junqueira.
“Estou peticionando hoje ainda ao ilustre ministro Fachin do Supremo Tribunal Federal para que ele permita acesso imediato à delação desse cidadão, senhor Benedito Junior, para que nós possamos saber o que ali consta, para que eu possa exercer meu direito constitucional à defesa”, ressaltou o senador. “Espero que o ministro Fachin possa rapidamente nos permitir acesso a esses documentos para nós, de forma muito clara, demonstrarmos aonde está a verdade. Estejam ou não na delação essas afirmações, elas são falsas”, emendou.
RELAÇÃO FORMAL – Ao falar sobre o conteúdo da reportagem da revista Veja, Aécio informou que o seu advogado Alberto Zacharias Toron entrou em contato ontem com o defensor de BJ, Alexandre Wunderlich.
Segundo nota distribuída por Toron, Wunderlich afirmou que não havia na delação de seu cliente qualquer referência à irmã de Aécio, nem sobre a conta em Nova York. De acordo com Toron, em razão da cláusula de confidencialidade, Wunderlich afirmou que não poderia falar com a imprensa nem mandar mensagem com o conteúdo da conversa realizada por telefone.
Na coletiva, Aécio não negou conhecer BJ, mas disse que a relação deles era apenas formal. “Eu o conhecia como conhecia o senhor Marcelo Odebrecht, como conhecia outros dirigentes de outras empresas públicas. Seria muito estranho se eu não o conhecesse, mas era uma relação absolutamente formal, sem nenhuma intimidade”, assegurou.
AINDA CANDIDATO – Potencial candidato à presidência da República em 2018, o senador considerou que o episódio não irá atrapalhar na disputa. “Acho que não. Ano que vem é ano que vem. Nós estamos ainda longe”, finalizou.
Segundo a reportagem da Revista Veja, o ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura afirmou que os valores foram entregues a Aécio como “contrapartida” ao atendimento de interesses da construtora em obras da Cidade Administrativa, do governo de Minas Gerais, realizadas entre 2007 e 2010, e da usina hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, de cujo consórcio participa a Cemig, a estatal estadual de energia elétrica.
No texto, a revista diz que confirmou a denúncia de BJ com três fontes distintas, todas ligadas ao processo de delação.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – É difícil acreditar que o executivo esteja mentindo, porque corre o risco de perder a delação premiada e ir para a cadeia. Vamos aguardar(C.N.)

02 de abril de 2017
Deu no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário