"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

FICA DIFÍCIL ACREDITAR QUE TEMER VAI NOMEAR VELLOSO, UM DEFENSOR DA LAVA JATO




Velloso está sendo usado como massa de manobra?
A mídia está se apressando em consagrar o jurista Carlos Velloso, como se seu nome já tivesse sido anunciado para o Ministério da Justiça. Na verdade, é um sonho imaginar que o presidente Michel Temer realmente tenha se libertado dos caciques do PMDB e possa até nomear um ministro que apoia a Lava Jato e a autonomia da Polícia Federal, foi a favor da condução coercitiva do ex-presidente Lula e tudo o mais. Mas acontece que o próprio chefe do governo não confirmou essa gloriosa informação. Pelo contrário, a última posição oficial do Planalto ocorreu na terça-feira, por meio de uma rede social, quando o presidente apenas confirmou que se reunira  com Velloso na véspera, durante mais de uma hora. E ressaltou: “Continuaremos a conversar nos próximos dias. A escolha do novo ministro da Justiça será minha, pessoal, sem conotações partidárias”.
EM CIMA DO MURO – Muitos jornalistas têm acesso a Velloso, que está morando em Belo Horizonte, onde abriu um escritório de consultoria em assuntos jurídicos.
Apesar de Temer ter sido bastante claro em sua indefinição, pois mais parece um tucano, está sempre em cima do muro, toda a mídia passou a anunciar que Velloso já está escolhido e vai assumir depois da sabatina de Alexandre de Moraes no Senado, quena indicação dele para ministro do Supremo, como se uma coisa tivesse alguma coisa a ver com a outra.
O jornalista Tales Faria, que trabalha com Fernando Rodrigues no site Poder 360, foi exceção, ao postar que, “segundo Temer, o ex-ministro disse estar disposto a aceitar o cargo. Ficou, no entanto, de acertar com sua família detalhes de sua saída do escritório de advocacia em Brasília, que divide com os filhos“.
TRADUÇÃO SIMULTÂNEA – A informação de Tales Faria significaria que Temer convidou Velloso, ele resolveu aceitar mas deixou uma estratégica brecha para o presidente recuar, dizer que foi somente uma sondagem, Velloso está muito ocupado, os filhos não querem etc. e tal.
Tudo é possível com Temer, que recentemente conduziu a erro seu velho amigo Ricardo Noblat, a quem concedeu entrevista exclusiva no Jaburu, declarou que tinha 27 candidatos à escolha de ministro do Supremo e deixou claro que não escolheria Alexandre de Moraes, porque está precisando dele no Ministério da Justiça. Noblat publicou essa notícia de manhã, e no início da tarde em Brasília todos já sabiam que Moraes tinha sido indicado.
No ano passado, Temer já fizera uma ursada com outro grande amigo, o jornalista, Jorge Bastos Moreno, que também publicou uma notícia de que o então ministro Fábio Medina Osório, da AGU, seria demitido, mas Temer depois recuou e deixou Moreno em má situação.
NÃO SERÁ SURPRESA – Diante desse quadro escalafobético, realmente não será surpresa se o convite a Velloso for apenas uma nova versão do famoso “Ardil 22” e ocorra o mesmo fenômeno que vitimou Ives Gandra Martins Filho na nomeação para o Supremo. Temer apenas telefonou e pediu desculpas, devido à reação etc. e tal.
O que Temer sempre quis foi nomear um ministro com o perfil de Antonio Mariz, ferrenho opositor da Lava Jato, e não um admirador declarado do juiz Sérgio Moro e de seus métodos de condução da magistratura. Será possível acreditar que Temer realmente mudou de ideia?
O fato concreto é que, se Temer realmente nomear Velloso, deverá ser aplaudido de pé.

17 de fevereiro de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário