"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

SUPREMO IMPEDE QUE LUIZ ZVEITER VOLTE A PRESIDIR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RJ


Resultado de imagem para luiz zveiter
Luiz Zveiter queria arranjar uma brecha na lei
O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quarta-feira (14) a eleição do desembargador Luiz Zveiter para a presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para o biênio 2017-2018.
Por sete votos a três, os ministros decidiram revogar uma regra interna do tribunal que permite a reeleição para o cargo após o intervalo de dois mandatos.
Para o STF, deve prevalecer uma regra da Lei Orgânica da Magistratura (Loman), de âmbito nacional, que determina um rodízio entre todos os desembargadores.
Luiz Zveiter já havia comandado o TJ-RJ em 2009 e 2010. No último dia 5, ele foi eleito novamente para o cargo com 113 votos, vencendo a desembargadora Maria Inês Penha Gaspar, que obteve 47 votos. Com a decisão, o TJ-RJ deverá definir um novo presidente.
O atual presidente do tribunal é o desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.

16 de dezembro de 2016
Por G1, Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário