"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

TEMER PRESSIONA JANOT PESSOALMENTE E CULPA A LAVA JATO PELOS VAZAMENTOS


Rodrigo Janot
Depois da carta, agora Janot foi novamente pressionado 
O presidente Michel Temer aproveitou o encontro que manteve nesta quinta-feira com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para manifestar sua preocupação com os vazamentos das delações da Odebrecht. Segundo um auxiliar do presidente, o peemedebista teria dito a Janot que é importante que o Ministério Público mantenha a linha da “legalidade”, evitando repassar informações das delações. Entre assessores do presidente, no Planalto, há a convicção de que os vazamentos da delação de Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht, partiram dos procuradores.
Na delação, Temer é citado pelo delator Cláudio Melo e acusado de ter participado de reunião com Marcelo Odebrecht, então presidente da empreiteira, e pedido doação para o PMDB. Após a reunião, Marcelo Odebrecht teria determinado repasse de R$ 10 milhões ao partido de Temer.
— Ninguém consegue governar, quando vazamentos só jogam o governo para dentro do buraco. Se todas as delações forem vazadas, o governo não vai fazer outra coisa, a não ser tentar sair do buraco — disse um interlocutor de Temer.
A audiência de Janot com Temer foi marcada, oficialmente, para que os dois conversassem sobre o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). Além de Lava-Jato e Funpen, eles também teriam tratado sobre repatriação.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Em parceria com a ministra Grace Mendonça, da AGU, Temer já tinha mandado uma carta a Janot, denunciando o vazamento e pedindo a nulidade da delação do executivo da Odebrecht. Agora, insistiu em pressionar Janot pessoalmente. A informação foi passada à excelente repórter do Globo que faz a cobertura do Planalto, e o objetivo expresso foi divulgar duas mensagens, de autor desconhecido: 1) “Ninguém consegue governar, quando vazamentos só jogam o governo para dentro do buraco”; 2) “Há a convicção de que os vazamentos da delação de Cláudio Melo Filho partiram dos procuradores”. Em tradução simultânea, isso significa que o governo do PMDB está atribuindo à crise econômica à Lava Jato, repetindo a justificativa fajuta que o governo do PT inventou. Sinceramente, é muita falta de criatividade. Se a Lava Jato traz problemas, é somente porque está encontrando soluções(C.N.)

16 de dezembro de 2016
Catarina Alencastro
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário